NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

19/11/2021

Dia do Biomédico

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia do Biomédico por meio do decreto-lei número 11.339, a data faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no Brasil. Ao profissional Biomédico compete atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos, sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica.

Por meio de estudos e análises microbiológicas laboratoriais o Biomédico atua na descoberta de diagnósticos, o que é de fundamental importância no auxílio do tratamento correto para determinadas enfermidades. O biomédico faz a diferença no cotidiano levando soluções à saúde e contribuindo com a ciência brasileira.

O Biomédico poderá: realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizar serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional. Esses profissionais estão entre os mais atuantes na pesquisa brasileira, uma vez que estão aptos a elaborar e coordenar estudos, projetos e pesquisas científicas tanto básica quanto aplicada.

O CRID parabeniza todos os Biomédicos e futuros profissionais da área, pelo Dia do Biomédico.

 

Foto de alguns Biomédicos presentes no CRID

Assine nossa newsletter