NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

04/11/2020

Você conhece as Virgínias da Ciência?

 

Fonte: https://www.virginiasdaciencia.com.br/

O conceito do canal veio antes do nome. Como todas as coisas boas da vida, a nossa ideia veio enquanto tomávamos um café juntas. Trajetórias individuais mas com semelhanças que nos aproximaram profissional e pessoalmente. Inspirações e aspirações parecidas, incluindo o desejo de ver as mulheres, dentro da Universidade e da sociedade, com o protagonismo que lhes cabe. Assim surgiu a ideia!

Por que Virgínias? Em referência à escritora Virginia Woolf, que foi pioneira, em sua época, ao escrever sobre o apartheid de gênero. Sobre como os homens experimentam a liberdade enquanto as mulheres a fazem apenas parcialmente. Sobre como as mulheres possuem o direito de ter sua vida própria, sua profissão, seu dinheiro, sua casa; idéias defendidas por Virginia em palestra a alunas de Cambridge (“Um quarto só para si” ou do Inglês “Room of One’s Own”). Acreditamos que as mulheres cientistas também precisam deste espaço. 

Nosso canal, então, é o “quarto” e a “casa” de cada uma das mulheres cientistas do nosso país, do mundo. Este é o espaço para a divulgação dos trabalhos, da voz e das histórias de mulheres cientistas, mães, filhas, cidadãs… das mulheres livres que mudam o mundo, para melhor, todos os dias!

 

Assine nossa newsletter