OPORTUNIDADES

MENU OPORTUNIDADES

09/08/2021

1 Vaga para Bolsista PUB

A difusão científica da farmacologia: da bancada à sociedade

Resumo

A divulgação das atividades e descobertas científicas realizada na academia para a sociedade cada vez mais tem se tornado fundamental, tanto para a instrução da mesma quanto para sua valorização. O programa de Pós-graduação em farmacologia é um dos mais tradicionais programas de pós-graduação do Brasil.  Fundado há mais de 50 anos pelo Prof. Rocha e Silva, formou mais de 300 pesquisadores que são referencias na ciência nacional. Além disso, as descobertas científicas realizadas em seu âmbito tiveram impacto na sociedade, destacando-se os estudos seminais que levaram ao desenvolvimento do Captopril, um dos principais medicamentos utilizados no controle da hipertensão arterial. Embora o programa tenha reconhecimento científico nacional e internacional, acreditamos que podemos melhorar nossa comunicação com a sociedade por meio da divulgação/difusão científica voltadas para a comunidade científica, estudantes e público leigo em geral. Para viabilizar essa extensão, é imprescindível o envolvimento dos diversos setores da comunidade universitária e os estudantes da graduação são parte importante desta. A proposta do PPG-Farmacologia envolvendo estudantes de graduação do Programa Unificado de Bolsas de Estudos tem como objetivo ampliar a difusão de informações sobre os estudos realizados em seu âmbito ao público leigo em geral, em especial a estudantes de ensino fundamental e médio, por meio do aperfeiçoamento de seu site, midas sociais, produção de pequenos vídeos entre outras atividades.  A produção de materiais em diferentes tipos de mídias digitais, como textos, vídeos e jogos, além de ações em eventos pontuais como Congresso Brasileiro de Farmacologia, Workshop do Programa, entre outras atividades.

Local de atividade: Departamento de Farmacologia/Trabalho remoto

Número total de bolsas disponíveis: 1

Coordenador: Prof. Thiago Mattar Cunha

Vice: Coordenador: Prof. Felipe Gomes

Coordenador de Difusão: Prof. Luiz Osório

Inscrições dos interessados: Através do sistema JupiterWeb (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb) no período de 28/07/2021 a 12/08/2021.
Esclarecimentos:
thicunha@usp.br