Atividade 1-  Projeto Jovem Imunologista – 2º Semestre/2015

Na última quarta-feira (26/08/2015) foram iniciadas as atividades do segundo semestre de 2015 do Projeto Jovem Imunologista da USP/RP na Escola Estadual Walter Ferreira.

O intuito do primeiro encontro foi proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio um contato inicial com a Imunologia e também aproximar a ciência do cotidiano do aluno, estimulando o interesse pelo pensamento científico.

A atividade foi iniciada com a seguinte questão: “O que é o sistema imunológico e para que serve? ” Surgiram diversas respostas, sendo uma: “Proteger contra doenças, oras! ” Essa discussão despertou diversas perguntas sobre a presença de micro-organismos em nosso ambiente, e, para demonstrar que não vivemos num ambiente estéril foram apresentadas placas de cultura de bactérias coletadas em locais de circulação comum; como banheiro, maçaneta da porta, celular e teclado de computador. Os alunos ficaram surpresos com a quantidade de bactérias presentes no ambiente e questionaram: “Se vivemos num ambiente tão contaminado, como não ficamos doentes o tempo todo?” Nesse momento, o conceito de micro-organismo patogênico, não patogênico e barreiras presentes no nosso organismo foram introduzidos. Em seguida foi exemplificada uma forma de superação dessas barreiras por tais micróbios, demonstrada com uma divertida encenação.

A estrela do teatro foi Dona Maria, uma “dona de lar” muito desastrada que sofre um corte no dedo da mão enquanto faz uma faxina. Dona Maria continua seus afazeres domésticos, não dando muita atenção ao ferimento, mas alguns dias depois adoece, apresentando sintomas de febre, aumento dos gânglios axilares, inchaço, dor e vermelhidão no dedo, etc. Ela então procura um médico do SUS, que solicita um hemograma. Muito curiosa, ao ter seu sangue colhido, Dona Maria pergunta à Biomédica sobre como o exame funciona e como ela pode entender o resultado. A biomédica, então, fornece informações sobre as células do sangue importantes para proteção contra micro-organismos, os leucócitos, sua diferentes formas e funções, explicando o conceito de fagocitose, maneira como tais células eliminam micro-organismos através da sua ingestão e destruição. Após a explicação, os alunos olharam cada um dos subtipos celulares de leucócitos apresentados nos microscópios.

Foi ainda explicado que as células locais precisam de ajuda para eliminar os micro-organismos, assim enviam mensagens pela corrente sanguínea que sinalizam para novas células migrarem para o sítio de infecção para ajudar. Por fim, Dona Maria retornou ao consultório médico com seu hemograma e o médico ensinou a sempre curiosa Dona Maria e os alunos como interpretar um hemograma.

A última etapa da atividade foi um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos foram divididos em grupos e os principais conceitos da aula foram questionados.  A participação dos alunos foi intensa e foi possível perceber que a maior parte reteve o conteúdo ensinado!!! Antes de saírem da sala de aula os alunos receberam um texto sobre o assunto tratado no dia, o qual continha uma “cruzadinha do sistema imunológico”, de forma a resgatar os pontos mais importantes abordados.

Novidades, vídeos e imagens sobre o Projeto Jovem Imunologista podem ser acompanhadas pela página https://www.facebook.com/Jovemimunologista

Esse projeto envolve alunos de graduação, pós-graduação e professores do Campus da USP de Ribeirão Preto que levam imunologia de forma descomplicada para alunos do ensino médio.