Quarta atividade Jovem Imunologista 2016

AAAAAaaaaachimmm!

Todos conhecem alguém que tem alergia a algum alimento, remédio ou a pólen, picada de abelhas…

Pois é, as vezes nosso sistema imunológico trabalha contra a gente, induzindo uma reação forte demais, uma inflamação em excesso! Esse é o caso da alergia!

Já reparou que os sintomas são parecidos com que apresentamos em outras vezes que inflamamos, como numa pancada forte? Estamos falando dos sinais clássicos da inflamação: calor, rubor (vermelhidão), edema, dor e perda da função.

Na última quarta-feira, dia 16 de junho de 2016, levamos o tema ALERGIA para a sala de aula e os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Walter Ferreira participaram da quarta atividade do Projeto Jovem Imunologista.

Nessa atividade, os estudantes conheceram como que a alergia é desencadeada e a “bagunça” que acontece com nosso sistema imune.

Na ALERGIA, de forma bem simplificada, num primeiro encontro com o antígeno nossas células são estimuladas a produzirem anticorpos. Esses se ligam ao redor dos mastócitos, deixando-os “ansiosos”. Esse fenômeno é chamado sensibilização.

Já no segundo encontro com o mesmo antígeno, os mastócitos sensibilizados degranulam, liberando todas os produtos que têm dentro induzindo uma super inflamação em segundos!

Os alunos botaram a criatividade para funcionar e montaram o processo alérgico com massinha colorida. Ficou muito bacana.

Próxima atividade de projeto será trazer os alunos aqui no campus da USP!! Aguardem…