Membro da SBI é reeleito para conselho da International Union of Immunological Societies

O bioquímico e professor João Santana, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, foi reeleito como membro do conselho da International Union of Immunological Societies (IUIS). A votação aconteceu no dia 21 de agosto, durante a Assembleia Geral da União, que teve como objetivo eleger o novo comitê executivo e conselho.
“Nossa participação durante a Assembleia é muito importante, pois demonstra o reconhecimento positivo da imunologia no Brasil. É uma honra fazer parte mais uma vez do conselho”, comentou Santana. Outro membro da SBI que também integrou a IUIS durante 2013-2016, foi o imunologista Jorge Kalil, ex-presidente da SBI no biênio 1996-1997. Kalil esteve no cargo de presidente da União.Santana atuou como membro do conselho da IUIS entre 2013-2016 e teve sua reeleição apoiada pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Também participaram da votação dois delegados enviados pela Sociedade, o imunologista Sergio Costa, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, e o médico João Viola, do Instituto Nacional de Câncer.

A assembleia ocorreu durante o Congresso Internacional de Imunologia (na sigla em inglês, ICI) em Melbourne, na Austrália.

O Congresso

congresso
Da esquerda para a direita: Edecio Cunhas, Ludmila Ferreira, Jorge Kalil e Ramendra Pandey

O International Congress of Immunology aconteceu entre os dias 21 e 26 de agosto, promovendo atualizações e debates em todas as áreas da imunologia em alto nível científico. O evento é realizado a cada três anos e esta é a 16ª edição, que contou com o tema: “Imunoterapia: aproveitando o poder do sistema imune”.

Alguns imunologistas brasileiros estiveram presentes no evento, como o professor pesquisador Edécio Cunha, do Instituto do Coração (Incor), e a também pesquisadora do instituto e professora da Universidade de Santo Amaro, Ludmila Ferreira. Os professores realizaram respectivamente apresentações sobre a vacina para o HIV e doença de chagas. Também esteve presente o atual presidente da SBI, Gustavo P. Amarante Mendes, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

O congresso é o maior evento na área de Imunologia, reunindo conferencistas, estudantes, pesquisadores e profissionais para discutir os desenvolvimentos da investigação e da prática clínica. O encontro é realizado pela Australasian Society for Immunology com o apoio da International Union of Immunological Societies.

FONTE

Últimas Publicações