Pesquisador Raphael Peres ganha prêmio do Instituto Nanocell

No dia 21 de outubro de 2016 foi realizada a cerimônia de entrega do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell durante o congresso de  “Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica”, realizado em Manaus-AM. Este prêmio é oferecido pelo Instituto Nanocell e pela Sociedade Brasileira de Sinalização Celular como reconhecimento do grande público aos cientistas que se destacaram neste ano por suas atividades sociais bem como acadêmicas através da sua produção científica. O pesquisador Raphael Sanches Peres, ligado ao CRID, foi o vencedor na área de “Biotecnologia aplicada a saúde, categoria aluno”,  e ministrou também durante o evento a palestra intitulada “Low expression of CD39 on regulatory T cells as a biomarker for resistance to methotrexate therapy in rheumatoid arthritis”. Raphael Peres foi orientado durante seu mestrado e doutorado pelos professores Fernando de Queiroz Cunha e Paulo Louzada-Junior, respectivamente Coordenador e Vice-Coordenador do CRID. De maneira geral, Peres e colaboradores descreveram um biomarcador apto em predizer a resistência da terapia com metotrexato na artrite reumatoide. Os dados foram publicados no ano passado em um artigo na revista PNAS, o qual também foi premiado pelo Ministério da Saúde como o trabalho publicado com maior potencial de aplicabilidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no XIV Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS.

Últimas Publicações