Aluno Bruno de Melo recebe prêmio de melhor Mestrado

O aluno de Mestrado Bruno Marcel Silva de Melo, da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, do Programa de Imunologia Básica e Aplicada, orientado pelo Prof. Dr. José Carlos Farias Alves Filho e membro do CRID, recebeu o prêmio de melhor trabalho de Mestrado pela Sociedade Brasileira de Imunologia no contexto do XLI Congress of the Brazilian Society of Immunology realizado na cidade de Campos do Jordão-SP. O trabalho do Mestrando Bruno Marcel, intitulado The Alarmin S100A9: A key driver in the development of psoriasis, que visa estudar os mecanismos pelo qual a proteína S100A9 contribui com a imunopatogênese da psoríase. Dados do trabalho mostram que pele lesionada de pacientes com psoríase apresentam altos níveis de expressão de S100A9, em comparação com pele não lesionada de pacientes com psoríase ou indivíduos saudáveis, que apresentaram níveis indectáveis dessa proteína. Utilizando modelo experimental de psoríase induzido por imiquimode, o trabalho acrescenta que a inibição farmacológica ou ausência de S100A9 diminui o escore clínico da doença como espessamento da pele, diminui o processo de proliferação de queratinócitos, além de diminuir de forma significante a frequência de Células T gama delta produtoras de IL-17, que são essenciais no processo de manutenção da doença. O trabalho sugere até agora que esse mecanismo está associado com uma modulação na produção de IL-23 por S100A9. Os achados do mestrando Bruno Marcel e seus colaboradores sugerem que além de potencial biomarcador da psoríase, a proteína S100A9 se torna um alvo para possíveis tratamentos farmacológico futuros.