Aluno David Colón ganha prêmio de melhor Doutorado

O aluno de Doutorado David Fernando Colón da Universidade de São Paulo, orientado pelo Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha e membro do CRID, foi galardoado com o prêmio ao melhor trabalho de Doutorado outorgado pela Sociedade Brasileira de Imunologia no contexto do XLI Congress of the Brazilian Society of Immunology realizado na cidade de Campos do Jordão-SP. O trabalho do doutorando David, intitulado Impairment of NETs (Neutrophil Extracellular Traps) improves the survival in the neonatal sepsis, visou a estudar o papel das NETs na Disfunção Múltipla de Órgãos na sepse pediátrica, mostrando pela primeira vez, que tanto animais recém-nascidos como pacientes pediátricos com sepse, exibiam altas concentrações sistêmicas das NETs quando comparados com indivíduos adultos. De forma adicional, esta alta concentração de NETs nos pacientes pediátricos esteve correlacionada positivamente com a severidade e score clinico da sepse. Os achados do doutorando David e seus colaboradores abrem uma nova janela no campo da sepse pediátrica, suportando o uso dos níveis séricos das NETs como biomarcador para a severidade e lesões de órgãos na sepse pediátrica. Deste modo, as NETs surgem como o potencial alvo terapêutico, e sua inibição farmacológica em conjunto com a terapia antibiótica poderia ser uma nova estratégia para melhorar a sobrevida e o tratamento da sepse pediátrica.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn