Quarta atividade Jovem Imunologista 2017

Aconteceu na última quarta-feira (21/06) o quarto encontro do Projeto Jovem Imunologista do primeiro semestre de 2017.

Com a temática “Alergias”, a atividade falou sobre os alérgenos, sobre as células (linfócitos T e B e mastócitos) envolvidas na alergia e suas funções; explicou como ocorre o desenvolvimento desta doença (primeira e segunda exposição ao alérgeno) como também exemplificou alergias (rinite, bronquite, asma, alergia a alimentos, medicamentos, picada de insetos, além do choque anafilático) correlacionando aos seus sinais e sintomas. Houve ainda uma demonstração de como funciona o Prick Test, teste cutâneo de alergia capaz de detectar quais alérgenos uma pessoa pode ser sensível.

Como atividade prática, os alunos se reuniram em grupos e tiveram que representar as etapas da alergia e as células envolvidas utilizando massinha de modelar. Terminada a dinâmica, um representante de cada grupo ficou responsável em explicar aos colegas da sala sobre as etapas do desenvolvimento dessa doença. Ao final da atividade, cada aluno levou para casa um texto sobre a aula abordada junto a um caça-palavras relacionado ao tema.
 .
Para saber na íntegra e ver mais fotos, acesse o blog Tira o Jaleco ou sua página do Facebook.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn