SPRINT aprova projetos de pesquisadores do CRID

Os pesquisadores principais do CRID João Santana da Silva e Helder Nakaya tiveram projetos aprovados na primeira chamada 2017 do São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT), promovida pela Fapesp. A chamada tem como objetivo engajar pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Estado e pesquisadores parceiros em outros países e assim promover o desenvolvimento de projetos conjuntos de médio e longo prazo em diversas áreas.

No projeto Further studies – CD4 T cell immune correlates of Zika virus exposure, Santana atuará em parceria com o pesquisador do Imperial College London Daniel Martin Altmann. O conhecimento atual em imunidade de células T ao Zika vírus ainda é muito pequeno e há uma necessidade crescente de caracterizar a imunidade para identificar as diferenças entre as respostas de células T protetoras e patogênicas. Por isso, o projeto vai trabalhar para suprir a comunidade de pesquisadores em Zika com o primeiro conjunto de dados desse tipo de imunidade.

O outro projeto, intitulado Long noncoding RNA interplay with the host microbiome may determine mucosal influenza vaccine immunogenicity, é conduzido por Nakaya em parceria com os pesquisadores do Imperial College London Thushan de Silva e Beate Kampmann. Eles pretendem aplicar métodos de biologia de sistemas para integrar os microbiomas nasofaringeal, da mucosa e transcriptoma do sangue; obter dados clínicos e imunológicos após vacinação contra influenza em crianças utilizando vacina intranasal de vírus vivos atenuados; e identificar e investigar o suposto papel de RNAs não-codificadores longos (IncRNAs) na imunidade da mucosa induzida por vacina.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Últimas Publicações