Projeto de pesquisador do CRID é selecionado em chamada do Instituto Serrapilheira

O pesquisador principal do CRID Thiago Mattar Cunha foi um dos 65 contemplados na 1ª Chamada Pública do Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos criada para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil.
Em um primeiro momento, os projetos receberão seed grants de até 100 mil reais. Depois de um ano, serão selecionados de 10 a 12 projetos dentre esses 65, que terão aportes de até 1 milhão de reais para três anos de pesquisa.
Ao todo, a chamada recebeu 1955 propostas de 331 instituições brasileiras. A maior parte dos projetos estava ligada à área de ciências da vida, seguida por engenharias, química, ciências da terra, ciência da computação, física e matemática. A chamada também solicitou que os pesquisadores classificassem os projetos segundo sete grandes temas propostos pelo Instituto: informação, tempo, energia, identidade, matéria, forma e espaço.
Segundo o Instituto, o principal critério de seleção foi a ousadia científica das propostas. A região Sudeste foi a que mais enviou projetos. “Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz o diretor-presidente do Serrapilheira Hugo Aguilaniu.
(Com informações do Instituto Serrapilheira)