Evento apoiado pelo CRID discute técnica CRISPR/Cas9

Pesquisadores na área de edição gênica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Universidade de Michigan e da Unicamp reuniram-se nos dias 24, 25 e 26 de abril, em Ribeirão Preto, para discutir conceitos e aplicações da metodologia CRISPR-Cas9. O Workshop and Symposium on CRISPR-Cas9, que foi realizado com o apoio do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID), permitiu a troca de experiências sobre essa recente técnica de edição de genes, baseada no mecanismo de resposta imune de bactérias contra agentes invasores.
O grande destaque foi a presença do docente da Universidade de Michigan e diretor do Núcleo de Modelos Animais Transgênicos (Transgenic Animal Model Core – TAMC) Thom Saunders, que possui vasta experiência na área de animais transgênicos. Desde 1989, ele atua no núcleo, um órgão da Universidade de Michigan que oferece consultoria em transgênicos e segmentação de genes. Saunders ofereceu uma atividade prática no dia 25 sobre design, clonagem e testes envolvendo a técnica de CRISPR-Cas9.
IMG_1188
O evento também contou com palestras de outros especialistas da Universidade de Michigan, da FMRP-USP, da Unicamp, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Instituto de Biociências (ICB) da USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP e da Universidade de Oxford.
 IMG_1190