Gamebook digital desenvolvido pelo CRID e pelo IEA-RP aborda conceitos sobre ecologia e inflamação

Ferramenta permite maior interatividade do leitor e pode ser usada para trabalhar esses conteúdos em sala de aula

Equilíbrio ecológico, evolução e inflamação são temas comumente trabalhados em sala de aula. Mas e se os estudantes tivessem uma ferramenta mais divertida para entender esses e outros assuntos relacionados à Ciência? Essa é a proposta de O Mistério do Sr. Gratus, um gamebook digital desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) e pela StoryMax com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

Baseada no sucesso do jogo Immuno Rush, lançado pelo CRID em 2016, O Mistério do Sr. Gratus é um livro digital interativo que permite escolher diversas possibilidades de caminhos para o personagem principal e assim construir diferentes desfechos para a história. Nele, o leitor atua como um leitor-jogador, ou seja, é o protagonista da história e não tem um caráter passivo, como nos livros tradicionais.

O livro conta a história de Amanda, uma garota curiosa e corajosa que, acordada numa manhã por sua gata, mergulha em uma aventura cheia de mistério. As descobertas e aprendizados da menina vão fazê-la entender que o futuro é feito de pequenas escolhas diárias e depende de cada um de nós.

O roteiro foi desenvolvido pelo jornalista especialista em divulgação da Ciência Carlos Orsi, com revisão da pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP Natália Pasternak Taschner.

Ao todo, são 46 telas com conteúdo literário e dez possibilidades diferentes de ler e criar a história, além de um mapa em que o leitor pode ver o trajeto percorrido e quais opções ainda não acessou. Paralelamente, ele também pode consultar um glossário de 15 telas com informações sobre temas como cadeia alimentar, equilíbrio ecológico, inflamações e evolução pela seleção natural.

O Mistério do Sr. Gratus está disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store.