Bolsa de Pós-Doutorado/FAPESP – Farmacologia

Título: Bolsa de Pós-Doutorado em Farmacologia Molecular

Área de conhecimento: Farmacologia

Nº do processo FAPESP: 2013/08216-2

Título do projeto: CRID – Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias.

Área de atuação: Farmacologia Molecular

Pesquisador principal: Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha

Unidade/Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP – Ribeirão Preto

Data limite para inscrições: 10/Fev/2019

Resumo:

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias – CRID, localizado no Campus da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, busca candidatos altamente motivados para oportunidade de Pós-Doutorado vinculado a projeto financiado pela FAPESP. A bolsa tem duração inicial de 2 anos.

O candidato altamente motivado deve ter obtido seu diploma de doutorado nos últimos 4 anos em uma das seguintes áreas: Farmacologia, Bioquímica, Biologia Celular / Molecular ou campos similares. O candidato deve ter experiência na área de farmacologia molecular dos receptores acoplados à proteína G (GPCRs) e receptores recombinantes humanos expressos heterologicamente em sistemas celulares. O candidato deve ser capaz de realizar pesquisas baseadas em hipóteses envolvendo cultura de células assépticas, biologia molecular, transfecção celular, ligação de radioligantes, ensaios de sinalização intracelular e, identificação, quantificação e análise quantitativa dos diversos tipos de agonismo e antagonismo. Experiência nas seguintes metodologias: Extração de DNA; mutagênese; PCR; ensaios de ligação com ligantes fluorescentes e receptores marcados com SNAP tag; conhecimento da técnica de bioluminescence resonance energy transfer (BRET) em ensaios de ligação; ensaios funcionais como CRE-SPAP e pERK para estudo da ativação das vias celulares e interação de agonistas e antagonistas com GPCRs; ensaios de internalização envolvendo SNAP tag, BIFc e HiBit/NanoLuc; técnicas de microscopia Confocal; Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em inglês são indispensáveis.

Favor enviar até 10/fevereiro/2019 o curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para Prof. Fernando Cunha (fdqcunha@fmrp.usp.br)

Resumo do Projeto

As doenças inflamatórias constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças, sendo causa importante de morbidade e mortalidade. No presente projeto, pretendemos desenvolver investigação translacional na área de Doenças Inflamatórias. Além disto, a associação com químicos com formação em modelagem molecular e síntese de moléculas permitirá desenvolvimento de novos medicamentos para tratamento de doenças, como: 1) doenças inflamatórias infecciosas (leishmaniose, doença de Chagas, paracoccidioidomicose, tuberculose; sepse); 2) doenças inflamatórias autoimunes (artrite reumatoide, lúpus, psoríase, doenças inflamatórias intestinais e pênfigos) e alérgicas (asma); 3) aterosclerose. O desenvolvimento do projeto permitirá identificar novos alvos biológicos comuns para a maioria das doenças inflamatórias supracitadas. Para isso, serão realizados estudos comparativos dessas doenças, esperando que os dados obtidos e a integração da pesquisa básica e clínica contribua para a identificação de novos alvos terapêuticos comuns para as doenças estudadas.

O anúncio da vaga também pode ser encontrado neste link.