III Retreat apresenta pesquisas e resultados alcançados pelo CRID

Evento reuniu cerca de 90 pesquisadores em São João Batista do Glória, Minas Gerais

Para apresentar as atividades e resultados de 2018 e discutir estratégias para as pesquisas que serão realizadas neste ano, o Center for Research in Inflammatory Diseases (CRID) promoveu entre os dias 21 e 23 de fevereiro a terceira edição do Retreat CRID.

Pesquisadores principais e associados apresentaram uma visão geral dos objetivos de cada laboratório ligado ao Centro, além de questões específicas que serão abordadas dentro das pesquisas ao longo de 2019. O evento reuniu cerca de 90 participantes, incluindo professores, pesquisadores internacionais, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, na cidade de São João Batista do Glória, em Minas Gerais. A cidade foi escolhida não apenas por suas belezas naturais, mas principalmente por trazer um ambiente de tranquilidade e concentração aos pesquisadores.

As sessões abordaram doenças infecciosas, autoimunes e cardiovasculares, biologia de sistemas computacional, desenvolvimento de novos fármacos e o uso de produtos naturais como fontes de novos medicamentos. Os participantes também conheceram os resultados alcançados pelo CRID nas áreas de educação e difusão e de transferência de tecnologia. Houve apresentação de 63 pôsteres, os quais foram debatidos por longas horas, sendo esta etapa a principal atividade do Retreat na opinião dos coordenadores do CRID.

Apresentação de pôsteres

Entre os palestrantes, estavam professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e da Unesp. O evento também contou com presenças de pesquisadores internacionais associados ao CRID, como Ari Waisman, daMedical Center of the Johannes Gutenberg-University, e Salvador Moncada, da University of Manchester.
       Palestra do Prof. Sir Salvador Moncada

O Retreat CRID tem o apoio da FMRP-USP, da FAPESP, da Câmara dos Vereadores de São João Batista do Glória e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Faculdade de Medicina de Passos (MG). A próxima edição deve ser realizada no início de 2020.

Últimas Publicações