Título: Bolsa de PD em Bioinformática / Biologia de Sistemas Aplicada a Análise Transcriptômica

Área de conhecimento: Biologia Geral

Nº do processo FAPESP: 2013/08216-2

Título do projeto: CRID – Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias.

Área de atuação: Bioinformática e Sistemas Biologia das Doenças Inflamatórias

Pesquisador principal: Prof. Dr. Helder Takashi Imoto Nakaya

Unidade/Instituição: Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP – São Paulo

Data limite para inscrições: 15/Ago/2019

Resumo:

Uma vaga de pós-doutorado em bioinformática / biologia de sistemas com foco em análise transcriptômica está disponível no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias – CRID (http://crid.fmrp.usp.br), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela FAPESP, com sede na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, São Paulo. O candidato bem-sucedido se juntará ao Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL), formado por um grupo dinâmico e interdisciplinar de pesquisadores que inclui imunologistas, clínicos e bioinformáticos. Suas atividades serão supervisionadas pelo Prof. Helder Nakaya (http://csbiology.com/team-view/helder-nakaya/).

Responsabilidades

O candidato aprovado trabalhará nas dependências do CSBL, localizadas no prédio da Agência Inova da USP em São Paulo. Espera-se que o bolsista desempenhe papel de liderança na análise de dados, que inclui a integração de dados ômicos e o desenvolvimento de modelos preditivos e hipóteses testáveis.

As responsabilidades específicas incluem:

– Desenvolvimento de protocolos de análise para conjuntos de dados internos e públicos de expressões gênicas;
– Desenvolvimento ou adaptação de ferramentas e scripts de software para atender às necessidades do projeto;
– Liderar a análise ou gerenciar os analistas através de protocolos desenvolvidos;
– Ser líder de equipe e confiante em colaborar com uma equipe multidisciplinar para gerenciar um grupo de pesquisa de bioinformática.

Além disso, o candidato aprovado liderará os esforços no gerenciamento de dados e na manutenção de uma infraestrutura bioinformática. O trabalho envolverá a construção e manutenção de bancos de dados; a implantação de ferramentas de hardware e software; o gerenciamento e o desenvolvimento de protocolos de análise; a coordenação de materiais e recursos de projetos; e a colaboração com membros de equipes multidisciplinares.

Favor enviar até 15/agosto/2019 o currículo com informações de contato, uma carta de motivação e pelo menos 2 cartas de recomendação ao Prof. Helder Takashi Imoto Nakaya, e-mail: hnakaya@usp.br.

Requisitos

• O candidato deverá ter um doutorado em bioinformática, ou em uma disciplina biológica relevante ou em ciência da computação, além de experiência comprovada em pesquisa de bioinformática. Experiência prévia demonstrada em análise transcriptômica é necessária. A familiaridade com o trabalho em um ambiente Linux/Unix, além de experiência com bancos de dados relacionais e fluência em linguagens de programação R ou Python, é necessária;
• Espera-se que os candidatos tenham familiaridade com ferramentas bioinformáticas e bancos de dados de código aberto/comercial, especialmente para análise de rotas e redes. Além disso, os candidatos devem ter a capacidade de trabalhar de forma independente;
• Excelente atenção aos detalhes e habilidades organizacionais. O candidato deve ter a capacidade de trabalhar em um ambiente de equipe interdisciplinar em rápida movimentação, bem como a capacidade de discutir questões e fornecer soluções para cientistas com diferentes origens. Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita;
• Novidade em pesquisa, liderança em gerenciamento de projetos e experiência em biologia molecular de laboratório são altamente desejáveis. Forte histórico quantitativo ou estatístico, experiência em aprendizado de máquina e modelagem preditiva será um diferencial.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O anúncio da vaga também pode ser encontrado neste link.