CRID apresenta trabalho da área de Educação e Difusão do Conhecimento na FeSBE Jovem 2019

Durante as reuniões anuais da Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FeSBE, também ocorre a FeSBE Jovem, um espaço voltado para os estudantes do Ensino Médio, onde acontecem diversas palestras, oficinas, exposições e apresentação de painéis. Em 2019, a FeSBE Jovem abordou a temática “Meio Ambiente e Saúde”, contemplando a segunda competência da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM). Veja a programação completa aqui.

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP foi um dos expositores convidados da FeSBE Jovem 2019 e levou para o evento uma das suas oficinas sobre tecnologia e saúde, intitulada “Aula Tech 4.0: uma abordagem inovadora sobre tecnologia e saúde em sala de aula”, cujo o objetivo é desenvolver o aprendizado sobre o Sistema Imunológico e Inflamação por meio da robótica e dos games.

A turma interagiu muito bem e durante duas horas puderam aprender conceitos básicos sobre Imunologia, programação de computadores e montagem de robôs, utilizando o Kit de robótica da Lego Education. No final, os estudantes foram divididos em cinco equipes e todos participaram de um desafio que obrigou a colocarem os conhecimentos adquiridos em prática.

“Os games e a robótica são ferramentas lúdicas e interativas que quando utilizadas para abordar outros conhecimentos, seja da área das ciências exatas, humanas ou biológicas, tornam o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e divertido, facilitando a assimilação dos conteúdos.”, afirmam Isabela Soares e Carolina Serpellone, Facilitadoras da oficina e bolsistas do CRID – FMRP/USP.

Conheça mais sobre os projetos da área de Educação e Difusão do Conhecimento do CRID aqui.

Foto: Isabela Soares e Carolina Serpellone

Últimas Publicações