CRID está com inscrições abertas para bolsa FAPESP de mestrado

Uma (1) vaga de Mestrado com Bolsa FAPESP está disponível para preenchimento junto ao Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM), sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Osório Leiria.

O projeto de pesquisa referente à bolsa consta como item orçamentário do projeto Jovem Pesquisador intitulado “Estudo dos mecanismos de intercomunicação entre tecido adiposo marrom e fígado com impacto na regulação da lipogênese hepática e produção endógena de glicose” (Processo Fapesp: 2017/08264-8). O projeto é conduzido junto ao Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Center for Research in Inflammatory Diesases (CRID). As candidaturas à bolsa serão aceitas até 1 de maio de 2020. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá participar do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Farmacologia (CAPES 7), referente ao 2º Semestre de 2020, cujas datas de inscrição ocorrem entre 04 e 08 de maio.

O bolsista conduzirá pesquisa sobre novos mecanismos de regulação da termogênese mediada pelo tecido adiposo marrom, e como a ativação termogênica interfere com a progressão de doenças/processos inflamatórios.

O bolsista vai usufruir do excelente ambiente científico proporcionado pela USP-Ribeirão Preto, pelo departamento de Farmacologia e o CRID. O aluno receberá treinamento em várias técnicas de biologia celular, molecular e bioquímica, tais como: medidas de respiração mitocondrial em células, medida de parâmetros bioquímicos através de técnicas com radioisótopos, técnicas de cultivo de células primárias e em linhagens, manutenção e cruzamento de linhagens de camundongos transgênicos por meio de sistema CRE-Lox, western blotting, PCR quantitativo em tempo real, entre outras. Além disso, trabalhará também em análises de lipidômica em tecido e soro, por espectrometria de massas.

Interessados devem enviar, por e-mail, link do currículo Lattes, histórico escolar e carta de interesse para o professor Luiz Osório Leiria, luizleiria@usp.br.