14/04/2025 18h57
O impacto da sinalização de ceramidas na termogênese de adipócitos
Camilly Vitória Barbosa Pires
O estudo "Metabolic signaling of ceramides through the FPR2 receptor inhibits adipocyte thermogenesis", publicado na revista Science https://doi.org/10.1126/science.ado4188, apresenta um novo mecanismo pelo qual as ceramidas modulam negativamente os tecidos adiposos, levando à inibição da termogênese. A pesquisa demonstra a interação direta entre ceramidas, especialmente a C16:0, com o receptor FPR2 em adipócitos, ativando a sinalização Gi-cAMP e suprimindo a termogênese no tecido adiposo. Essa sinalização afeta diretamente aspectos importantes do metabolismo, como a tolerância à glicose, a sensibilidade à insulina e o gasto energético.
Ceramidas como moduladores metabólicos
As ceramidas desempenham um papel central na sinalização de processos celulares, como diferenciação, proliferação e apoptose. Nas últimas décadas, o aumento endógeno de ceramidas tem sido identificado como um fator precursor de disfunções metabólicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e esteatose hepática. Estudos anteriores indicam que ceramidas liberadas por epitélios intestinais prejudicam a termogênese do tecido adiposo bege, agravam a esteatose hepática e promovem inflamações vasculares.
Este novo estudo avança ainda mais ao explorar especificamente o efeito do ceramida C16:0 nos tecidos adiposos marrom e bege, demonstrando como ele interage o receptor FPR2 para inibir a termogênese -- um processo essencial para a regulação do metabolismo de adipócitos bege e marrons. O trabalho aprofunda nosso entendimento sobre o papel das ceramidas, revelando um dos mecanismos pelo qual essas moléculas bioativas modulam processos metabólicos essenciais, como a termogênese.
A identificação do receptor FPR2 como mediador da ação de ceramidas fornece uma visão clara de como essa interação regula negativamente a geração de calor em adipócitos marrons e bege. Além disso, a caracterização estrutural do FPR2 e suas interações com outros tipos de ceramidas ressalta a especificidade e a complexidade dos mecanismos envolvidos. Ao esclarecer como as ceramidas influenciam a sinalização celular de adipócitos através do receptor FPR2 este estudo amplia nossa compreensão tanto de suas funções fisiológicas quanto de seus potenciais papéis patológicos, contribuindo para uma visão mais integrada de sua biologia.
GLOSSÁRIO
Ceramidas: Lipídios bioativos que compõem as membranas celulares e desempenham papéis cruciais em processos de sinalização celular como diferenciação, proliferação e apoptose.
FPR2 (Formyl Peptide Receptor 2): Receptor acoplado à proteína G, identificado como mediador da interação com ceramidas.
Gi-cAMP: Via de sinalização intracelular mediada por proteínas Gi, que reduz os níveis de cAMP (adenosina monofosfato cíclico) e inibe processos como a termogênese.
Referências
Hui Lin et al., Metabolic signaling of ceramides through the FPR2 receptor inhibits adipocyte thermogenesis. Science, 0, eado4188 DOI: 10.1126/science.ado4188
Choi RH, Tatum SM, Symons JD, Summers SA, Holland WL. Ceramidas and other sphingolipids as drivers of cardiovascular disease. Nat Rev Cardiol. 2021 Oct;18(10):701-711. doi: 10.1038/s41569-021-00536-1.
Sobre a autora: Camilly Vitória Barbosa Pires é graduanda em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realiza Iniciação Científica no Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM), que é parte do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6414494398646246
Outros Artigos
14/04/2025 18h57
O impacto da sinalização de ceramidas na termogênese de adipócitos
11/04/2025 14h37
USP reafirma compromisso com a ciência ao transformar CEPIDs em Centros de Pesquisa e Inovação Especiais
04/04/2025 12h47
O Papel do Lactato na Exaustão de Linfócitos T CD8+ no Câncer
01/04/2025 13h28