BLOG

MENU BLOG

11/04/2025 14h37

USP reafirma compromisso com a ciência ao transformar CEPIDs em Centros de Pesquisa e Inovação Especiais

A Universidade de São Paulo (USP) deu um passo importante para valorizar a ciência brasileira ao criar os Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx), incorporando os antigos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. A cerimônia de reconhecimento aconteceu durante o "Encontro Acadêmico CEPIx: Novas Fronteiras de Pesquisa", realizado em 8 de abril de 2025, na Reitoria da USP. O lançamento ocorre após um cuidadoso processo de discussão com a comunidade universitária para a transição, prevista desde o estabelecimento da Resolução Nº 8530 de 22 de novembro de 2023.


Os coordenadores dos 11 CEPIx e representantes da USP reunidos na cerimônia oficial de instalação dos novos centros, simbolizando a união de pesquisadores de áreas tecnológicas, biomédicas e sociais em prol da continuidade da ciência de excelência. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens (Fonte: Jornal da USP)

A transformação dos CEPIDs em CEPIx revela aspectos fundamentais no posicionamento da USP, sendo o principal deles a valorização da ciência como bem público essencial, reconhecendo os avanços desenvolvidos pela universidade como motores de desenvolvimento socioeconômico e promoção da equidade. Um segundo aspecto fundamental é a resiliência institucional demonstrada pela USP ao assumir a responsabilidade financeira pelos centros. Desta forma, a universidade preserva um patrimônio científico incomensurável construído ao longo de décadas e mantém sua posição na fronteira do conhecimento científico-tecnológico. E o faz em um momento de incerteza, em um cenário mundial que sinaliza instabilidades, desvalorização e interrupção de apoio à pesquisa. O movimento da USP sinaliza um posicionamento contracíclico e demonstra visão de longo prazo frente às incertezas de financiamento.

Na cerimônia, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior enfatizou a importância de incentivar as pesquisas que envolvem grandes grupos, a interdisciplinaridade, o contato com grupos do exterior e a transferência do conhecimento, características fundamentais dos CEPIx. O evento contou com a coordenação geral do Professor Fernando Cunha, coordenador do CRID, que apresentou um histórico sobre a criação dos CEPIDs e destacou a maior agilidade administrativa que os centros terão em suas novas estruturas.


Professor Fernando Cunha, coordenador do CEPIx-CRID e coordenador-geral do evento, apresenta a trajetória histórica dos CEPIDs e a importância de sua continuidade como CEPIx na USP. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens (Fonte: Jornal da USP)

Quais áreas os CEPIx atuam?
Os Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx) representam uma iniciativa estratégica que consolida 11 centros de pesquisa distribuídos em três áreas fundamentais para o desenvolvimento nacional: Tecnológicos (CEPOF, NeuroMat e CeMEAI), Biomedicina (CRID, CTC, CEPIMED, Redoxoma, Genoma e FoRC) e Ciências Sociais (Centro de Estudos da Metrópole e NEV). Originalmente estabelecidos como CEPIDs a partir de 2001 pela FAPESP – instituição pioneira no país ao criar um programa de longo prazo para fomentar centros de excelência multidisciplinares – estes centros construíram trajetórias admiráveis na produção científica e formação de recursos humanos.

O exemplo do CRID, vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ilustra o sucesso desta abordagem: criado em 2013, tornou-se referência internacional no estudo de doenças inflamatórias ao integrar pesquisadores das áreas básica, clínica e tecnológica. Essa mesma articulação entre pesquisa avançada, formação de talentos e transferência de conhecimento caracteriza os demais centros, seja no desenvolvimento de tecnologias como óptica e fotônica (Tecnológicos), na criação de soluções terapêuticas inovadoras (Biomedicina) ou na análise de questões sociais complexas (Sociais). Esta capacidade de gerar conhecimento de ponta permitiu que os centros se tornassem referências para a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, contribuindo diretamente para o aprimoramento de políticas públicas e práticas institucionais em setores estratégicos do país.

Dados Gerais dos CEPIXs (2001-2024)
Os CEPIDs vinculados à USP acumularam resultados expressivos em mais de duas décadas:

  • Produção científica: 11.634 artigos em revistas internacionais, 1.860 em nacionais, 244 livros e 447 capítulos;

  • Formação de recursos humanos: 1.418 pós-doutores, 1.701 doutores, 1.513 mestres e 801 iniciantes científicos;

  • Inovação tecnológica: 182 patentes registradas e 244 projetos com o setor produtivo;

  • Impacto social: Atendimento a mais de 120 mil estudantes por ano em ações educativas e parcerias como o Monitor da Violência (100 mil acessos/mês no G1).

Os novos CEPIx terão papel definido no regimento de suas respectivas Unidades de Ensino e Pesquisa, com agilidade e autonomia que lhes permitem ampliar as suas fontes de financiamento e parcerias para a plena realização de suas atividades.

Fonte: Jornal da USP. "Em cerimônia na Reitoria, 11 novos Centros de Pesquisa e Difusão Especiais são instalados na USP". USP, 09 de abril de 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/em-cerimonia-na-reitoria-11-novos-centros-de-centros-de-pesquisa-e-difusao-especiais-sao-instalados-na-usp/. Acesso em: 11 abr. 2025.

 

Assine nossa newsletter