05/08/2023

05 DE AGOSTO DIA NACIONAL DA SAÚDE

CRIAÇÃO E OBJETIVO

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, prestamos homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, cujas contribuições históricas à Saúde Pública são inúmeras. A data foi oficialmente inserida no calendário brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967, pelo Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, com o objetivo de promover a educação sanitária e conscientizar o povo sobre a importância da saúde.

Sua luta e legado foram fundamentais na compreensão dos processos de saúde e doença, estabelecendo novos conhecimentos que moldaram o atual cuidado em saúde.

SOBRE OSWALDO CRUZ

Nascido em São Luís do Paraitinga (SP), graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, realizando publicações importantes na mesma época. Após a conclusão da graduação, dedicou-se ao trabalho na Policlínica Geral do Rio de Janeiro e posteriormente, em 189, Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde estudou microbiologia, soroterapia e imunologia, no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.

Ao retornar para o Brasil, Oswaldo Cruz assumiu a direção técnica do Instituto Soroterápico Federal, que era construído na Fazenda Manguinhos e que atualmente recebeu o nome de Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Em alguns anos, o médico chegou ao comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP).

Oswaldo Cruz ficou conhecido por iniciar campanhas sanitárias contra as principais doenças da época, na capital: febre amarela, peste bubônica e varíola. Suas estratégias, compreendiam métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Métodos esses que foram aprimorados e são utilizados até hoje. Como resultado de suas campanhas, a incidência dessas doenças caiu drasticamente.

Buscando combater a febre amarela, o sanitarista tentou promover a vacinação em massa da população, porém enfrentou represália por parte de jornais e do congresso e não foi possível instituir a obrigatoriedade da vacina. Mesmo assim, em 1907, a febre amarela foi erradicada do Rio de Janeiro.

Todo esse histórico de luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando o médico foi homenageado com o recebimento da medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Além disso, Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.

O LEGADO

De acordo com a OMS: "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Dessa forma, promover condições dignas de moradia, alimentação e acesso a saúde, são formas de promover saúde. Portanto, ao considerar a saúde como um estado completo de bem-estar, abrangendo não apenas o aspecto físico, mas também o mental e social, é imprescindível adotar uma abordagem de prevenção e promoção de saúde.

O legado de Oswaldo Cruz constituiu o pensamento da vigilância epidemiológica, ponto essencial da estratégia de saúde vigente atualmente no Brasil. Suas contribuições notáveis foram essenciais para o avanço da medicina e da ciência no Brasil e no mundo. Sua dedicação pela ciencia e saúde da população continua a inspirar profissionais da saúde até os dias de hoje.

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Dia Nacional da Saúde e Dia do Nascimento de Oswaldo Cruz. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude-e-dia-do-nascimento-de-oswaldo-cruz/. Acesso em: 4 ago. 2023.

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dia Nacional da Saúde - 5 de agosto. Disponível em: https://sp.unifesp.br/epe/desm/noticias/dia-nacional-da-saude-5-de-agosto/. Acesso em: 4 ago. 2023.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trajetória do médico dedicado à ciência. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/trajetoria-do-medico-dedicado-ciencia/. Acesso em: 4 ago. 2023.