NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

16/10/2023

15 de Outubro - Dia do Professor

15/10 DIA DO PROFESSOR

 

A data foi criada por uma mulher, a qual pode ser considerada uma heroína aos olhos dos que lutam pela educação no país. A responsável por tal ato foi Antonieta de Barros, a primeira mulher negra eleita em 1934 como deputada estadual por Santa Catarina. Vale ressaltar, que essa data configura cerca de apenas meio século após a abolição da escravatura e apenas dois anos da conquista do direito ao voto pelas mulheres.

 

Antonieta começou a lecionar em Santa Catarina em 1922, época em que o analfabetismo no estado era de 65%. Além disso, foi responsável por fundar um curso próprio com o objetivo de combater o analfabetismo de adultos em situação de vulnerabilidade. Sua mente revolucionária pregava que a educação era a única arma capaz de levar a libertação de fato. 

 

Além de defensora da educação, ocupou espaços antes nunca ocupados por mulheres no Estado, como por exemplo cronista de jornal, escrevendo diversos artigos e criando inclusive, sua própria revista. Entre seus temas principais, além da  educação, estavam os desmandos políticos e a condição feminina na sociedade da época. Nesse mesmo período, foi responsável por escrever dois capítulos da Constituição catarinense, sobre Educação e Cultura e Funcionalismo, até ser destituída do cargo pelo golpe de Getúlio Vargas.

 

São inúmeras as contribuições históricas de Antonieta para a educação, política, a sociedade e as mulheres da época. É sabido que a primeira lei educacional do Brasil foi sancionada por dom Pedro, mas foi um projeto de Antonieta a lei que criou o Dia do Professor e o feriado escolar nessa data, a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, o intuito era que os educadores passassem a ser vistos na sociedade como um dos principais agentes de mudanças no Brasil. Entretanto, a data foi oficializada apenas 20 anos depois, pelo então presidente da República, João Goulart.

 

“Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços; é transportar às almas que o Senhor nos confiar, à força insuperável da Fé.”

 

  • Parte do discurso proferido pela Deputada Antonieta de Barros na ocasião da promulgação da Lei 

 

REFERÊNCIAS:

Educasc. Dia do Professor e Antonieta de Barros: uma história de luta pela educação no Brasil. Educasc.com.br. Disponível em: <https://educasc.com.br/formacao/dia-do-professor-e-antonieta-de-barros-uma-historia-de-luta-pela-educacao-no-brasil/#:~:text=Em%2012%20de%20outubro%20de,data%20para%20toda%20a%20na%C3%A7%C3%A3o.> . Acesso em: 16 de Outubro de 2023.

 

Aline Torres. Antonieta de Barros: a parlamentar negra pioneira que criou o Dia do Professor. El País Brasil. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-10-15/antonieta-de-barros-a-parlamentar-negra-pioneira-que-criou-o-dia-do-professor.html>. Acesso em: 16 de Outubro de 2023.

Assine nossa newsletter