NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

17/10/2023

17 de Outubro: Dia Nacional da vacinação

A novidade:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou neste mês de Outubro uma nova vacina contra a malária destinada a proteger crianças contra a doença, uma vez que até então só existia um imunizante disponível. Segundo o Relatório Mundial da Malária, realizado pela OMS, estima-se que a doença matou 619 mil pessoas em 2021, se configurando como um importante problema de saúde pública mundial!

 

Sobre a doença:

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles.

A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito no Brasil, sendo oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Entretanto, caso o diagnóstico não seja feito em momento oportuno a doença pode evoluir para suas formas graves.

 

A vacina R21:

De modo geral, uma grande barreira ao combate à doença até então era a oferta limitada da vacina disponível, a chamada RTS,S. Dessa forma nova vacina, chamada R21, representa uma esperança para mudança de cenário e de acordo com pesquisadores ela é mais fácil e barata de fabricar. A R21 atingiu 75% de eficácia na prevenção da doença em um teste realizado com 4.800 crianças que receberam três doses antes do pico sazonal de malária.

Tanto a vacina anterior, quanto a nova, têm em sua composição dois antígenos. Um deles é da superfície do vírus da hepatite B e o outro é da malária, do parasita Plasmodium falciparum. Em geral, a R21 possui cinco microgramas de antígeno em cada dose, enquanto a RTS,S tem cerca de 25 microgramas em uma única dose.

 

Perspectivas:

A nova vacina, é uma forma modificada da RTS,S e foi desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com previsão de ser fabricada inicialmente na Índia! Uma dos principais benefícios da nova vacina é que seu antígeno é mais fácil de fabricar, além de consideravelmente mais barato.

 

Referências: 

MEDICINASA. Organização Mundial da Saúde aprova nova vacina contra malária. [Online]. Disponível em: https://medicinasa.com.br/vacina-contra-malaria/#:~:text=Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde%20aprova%20nova%20vacina%20contra%20mal%C3%A1ria,-Artigos&text=A%20revista%20Nature%20informa%20que,619%20mil%20pessoas%20em%202021. Acesso em: 17 out. 2023.

 

GIZMODO. OMS aprova 2ª vacina contra malária mais barata e fácil de fabricar. Gizmodo, [Sem data de publicação]. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/oms-aprova-2a-vacina-contra-malaria-mais-barata-e-facil-de-fabricar/. Acesso em: 17 out. 2023.

EXECUTIVOS DA SAÚDE. Organização Mundial da Saúde aprova nova vacina contra malária. Executivos da Saúde, 13 de outubro de 2023. Disponível em: https://executivosdasaude.com.br/2023/10/13/organizacao-mundial-da-saude-aprova-nova-vacina-contra-malaria/. Acesso em: 17 out. 2023.

Assine nossa newsletter