NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

09/09/2019

A Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica crônica que afeta aproximadamente 900 mil brasileiros entre 40 e 60 anos sendo eles, em sua maioria, mulheres. Acredita-se que a combinação de fatores genéticos e ambientais seja a principal responsável pelo desenvolvimento da AR.
Na artrite, o sistema imunológico, responsável por proteger o nosso organismo de vírus e bactérias, ataca os tecidos do próprio corpo (especificamente a membrana sinovial, uma película fina que reveste as articulações). O resultado desse ataque é a inflamação das articulações e consequente dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos pés. Embora a principal característica da AR seja a inflamação das articulações, várias regiões do corpo também podem ser comprometidas.

 

 

Com o tempo, a AR pode provocar alterações em todas as estruturas das articulações, como ossos, cartilagens, cápsula articular, tendões, ligamentos e músculos responsáveis pelo movimento articular, além de complicações em outros órgãos e sistemas do corpo. Na falta de tratamento específico, ocorrem lesões ósseas e articulares irreversíveis, perda da qualidade de vida e aumento da mortalidade.

 

 

Assine nossa newsletter