NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

15/06/2023

ANVISA APROVA NOVO MEDICAMENTO PARA PREVENÇÃO DE HIV

Evolução Histórica da doença

Em 1980 foi registrado o primeiro caso de HIV no Brasil e entre 1983 e 1985 a doença estava em seu auge. Pouco se sabia sobre sua infecção, diagnóstico, prevenção e tratamento. Contudo, em 1986 foi criado o Programa Nacional de DST e AIDS pelo Ministério da Saúde e nesse processo, o Brasil veio a se tornar o primeiro país da América Latina a isolar o HIV-1 e também iniciou a distribuição gratuita de antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde, nos anos 90.

 

 

Dados atuais 

De acordo com o boletim epidemiológico de HIV e AIDS do Ministério da Saúde, de 2007 até 2022 foram notificados 434.803 casos de infecção pelo HIV no Brasil, por meio do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Em relação a AIDS, de 1980 a junho de 2022 foram identificados 1.088.536 casos. 


 

Taxa de detecção de aids (por 100.000 hab.) e percentual de declínio ou incremento, segundo UF de residência, por ano de diagnóstico. Brasil, 2011 a 2021*. Fonte: Sinan; Siscel/Siclom; SIM.


 

Nos últimos anos, a taxa de detecção da AIDS, a doença causada pela infecção do vírus HIV, vem caindo. Porém, os dados não são necessariamente positivos, uma vez que essa redução está diretamente relacionada com a pandemia de covid-19, que proporcionou uma sobrecarga nos serviços de saúde e consequente subnotificação da doença. 

Dada a situação epidemiológica do HIV no Brasil, atualmente o SUS disponibiliza diversas formas de prevenção de contágio e tratamento. Além do preservativo externo distribuído gratuitamente e testes rápidos acessíveis, o SUS coloca à disposição da população estratégias de prevenção de infecção pela profilaxia pré-exposição (PrEP) e Profilaxia pós exposição (PEP). 

Além disso, o tratamento fornecido é realizado com medicações de alta qualidade e eficácia, dessa forma estima-se que atualmente 92% das pessoas com diagnóstico e tratamento já atingiram o estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids. 

 

 

Qual a inovação?

No mês de Junho a ANVISA aprovou uma nova medicação com potencial para compor a estratégia de profilaxia pré-exposição. O medicamento chamado Apretude (cabotegravir) é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano, o que evita a replicação do vírus e sua capacidade de infecção. As formas farmacêuticas disponíveis são comprimido e suspensão injetável, o que representa uma opção viável principalmente para populações com dificuldade de adesão, uma vez que deve ser aplicado uma vez a cada dois meses. 

De acordo com a Anvisa, os ensaios clínicos responsáveis por comprovar a segurança e eficácia da medicação foram realizados em 43 centros de pesquisa, em seis países além do Brasil. Os achados foram diminuição do risco de infecção pelo vírus HIV-1 adquirido sexualmente em pessoas com peso corporal igual ou superior a 35 quilos. 

Apesar de injetável, o cabotegravir não se configura como uma vacina, uma vez que não ativa o sistema imunológico para a produção de anticorpos contra o vírus e nem impede a transmissão da doença. 

 

 

Próximos passos

Com a recente movimentação, espera-se que o medicamento seja incorporado pelo Sistema Único de Saúde, mas essa decisão cabe ao Ministério da Saúde e da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Uma inovação científica de grande potencial para preservar a saúde e garantir mais qualidade de vida à população. 

 

Referências:

Boletim Epidemiológico: HIV/Aids - 2022. Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Número Especial. Dezembro de 2022

Dezembro Vermelho: combate ao HIV/AIDS, ao preconceito e ao estigma. Renata Souza, 2021. Disponível em: https://midianinja.org/renatasouza/dezembro-vermelho-combate-ao-hivaids-ao-preconceito-e-ao-estigma/

Agência Brasil. Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV no Brasil. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-06/medicamento-injetavel-e-nova-opcao-de-prevencao-contra-hiv-no-brasil#:~:text=A%20Ag%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Vigil%C3%A2ncia,com%20pelo%20menos%2035%20quilos

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em:https ://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-2/

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV. 2023.  Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-aprovou-um-novo-medicamento-para-a-profilaxia-do-hiv

Assine nossa newsletter