NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

04/10/2023

Artigo do CRID publicado na PLOS Computational Biology

Um recente artigo do CRID “Dez dicas rápidas para aproveitar o poder do ChatGPT em biologia computacional” com primeira autoria do Dr. Tiago Lubiana sob orientação do Prof. Dr. Helder Nakaya, fornece 10 dicas úteis projetadas para ajudar biólogos computacionais a otimizar seus fluxos de trabalho com ChatGPT!

Convidamos para o CRID News o primeiro autor, Dr Tiago Lubiana, pra contar um pouquinho pra gente sobre esse trabalho incrível!

 

Dez dicas rápidas para aproveitar o poder do ChatGPT em biologia computacional

A ascensão de chatbots avançados, como o ChatGPT, despertou entusiasmo e curiosidade na comunidade científica. Alimentado por grandes modelos de linguagem (LLMs) baseados em transformadores generativos pré-treinados (GPTs) - especificamente GPT-3.5 e GPT-4 - o ChatGPT é considerado uma tecnologia de uso geral com potencial para impactar o mercado de trabalho e os esforços de pesquisa em vários campos. 

Embora modelos semelhantes tenham sido ajustados para projetos específicos de biologia, incluindo análise baseada em texto e decodificação de sequência biológica, ChatGPT fornece uma interface natural para bioinformáticos começarem a usar LLMs em suas atividades. Essa ferramenta já está acelerando diversas atividades realizadas por biólogos computacionais, que vão desde a limpeza de dados até a interpretação e publicação de resultados. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade. Como cientistas, devemos aproveitar todo o potencial do ChatGPT, ao mesmo tempo que aderimos às diretrizes éticas e evitamos as armadilhas associadas à tecnologia.

A partir desta demanda, o artigo “Dez dicas rápidas para aproveitar o poder do ChatGPT em biologia computacional” que tem como primeiro autor o Dr. Tiago Lubiana sob orientação do Prof. Dr. Helder Nakaya, fornece 10 dicas úteis projetadas para ajudar biólogos computacionais a otimizar seus fluxos de trabalho com ChatGPT, desde prompts básicos até técnicas mais avançadas. Os autores convidam a explorar essas 10 dicas que visam utilizar efetivamente o ChatGPT para avançar na pesquisa em biologia computacional, mantendo ao mesmo tempo um forte compromisso com a integridade da pesquisa.

 

Confira o artigo completo em: https://journals.plos.org/ploscompbiol/article?id=10.1371%2Fjournal.pcbi.1011319&fbclid=IwAR1_fQLUvLAqvK4GJXc22-jSL2f8u0JRrJgKGXSHgXfjcOTQY9t7rHPC4Lg

 

DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1011319

Assine nossa newsletter