13/12/2023

“Ciência para Todos”: Minissérie promete exaltar estudos da FAPESP

A série é resultado de parceria entre a FAPESP e a Fundação Roberto Marinho e pretende mostrar o impacto social e econômico das pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela FAPESP tanto para o cenário do país e do mundo, quanto para o bem-estar das pessoas. Através de entrevistas a pesquisadores e diversos públicos, a série reforça o valor da ciência.

No mês de novembro, a série teve sua segunda temporada confirmada, que lançará novos episódios até fevereiro de 2024. Essa temporada contará com 13  episódios semanais de 15 minutos que serão divulgados nas redes sociais do canal Futura.

A minissérie nasceu de um edital de premiação lançado pela FAPESP e Fundação Roberto Marinho, concebido com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.

A parceria prevê uma série de iniciativas com o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela ciência, divulgar resultados de pesquisas e fortalecer e valorizar a educação e educadores em diversas frentes, da educação básica à universitária, oferecendo conteúdo de qualidade e interessante para todas as idades.

Próximos episódios

Tendo sido lançada em novembro, a séria ja abordou temas como: 27/11 – A jornada da CoronaVac, 04/12 – Agricultura e Carbono, 11/12 – O Museu do Ipiranga Revive. Os próximos temas são:

25/12 – Cidades e Sustentabilidade

A produção de alimentos, água e energia influi nas mudanças climáticas, de modo que, melhorar a administração desses fatores é essencial para tornar as cidades mais sustentáveis.

01/01/2024 – Biotecnologia e Sustentabilidade

Para diminuir o impacto ambiental de certas indústrias, a biotecnologia permite descobrir e estudar novas enzimas, tornando processos industriais mais sustentáveis.

08/01 – Povos Originários da Amazônia

Por muito tempo se pensou que a Amazônia era uma terra sem gente a ser ocupada, mas pesquisas arqueológicas comprovam que ela foi bastante povoada muito antes da invasão europeia.

15/01 – Combate ao Câncer

Um novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente.

22/01 – O Desafio da COVID

Quando a COVID-19 pegou o mundo de surpresa e exigiu respostas rápidas, a FAPESP lançou editais convocando pesquisadores a estudar o vírus e buscar soluções de saúde pública.

29/01 – Medicamentos Biológicos

Biofármacos são medicamentos feitos com substâncias biológicas, como proteínas e anticorpos. A UNESP abrigará uma fábrica desses produtos que será fundamental para o nosso país.

05/02 – Inteligência Artificial

Inteligência artificial é um campo que gera dúvidas e medos. Os estudos do C4AI, centro mantido pela FAPESP e IBM com várias pesquisas sobre o assunto, podem esclarecer algumas questões.

12/02 – Transplantes entre diferentes espécies

A escassez de órgãos humanos disponíveis para transplante pode encontrar uma solução na modificação genética aprimorada que possibilita o transplante entre espécies diferentes.

19/02 – Biodiversidade Ameaçada

Serviços ecossistêmicos são benefícios que obtemos da natureza, como alimentos e água. A perda de biodiversidade compromete a oferta desses serviços e ameaça nossa existência.

26/02 – A Revolução Quântica

A física quântica estuda a natureza das menores coisas que conhecemos, como átomos e partículas. O conhecimento desse mundo de leis próprias tem gerado grandes avanços científicos.

fonte: https://agencia.fapesp.br/2a-temporada-da-serie-ciencia-para-todos-estreia-no-canal-futura-na-proxima-segunda-feira/50285