21/09/2021

Compreensão da Patogênese da COVID-19 e a Busca por Alvos Farmacológicos com o Dr. Flávio Protásio Veras.

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID, da sigla em inglês Center for Research in Inflammatory Diseases) foi criado com o objetivo de produzir pesquisa científica integrativa e agregando esforços e conhecimentos científicos avançados, envolvendo uma equipe multidisciplinar de pesquisadores nacionais e internacionais da área básica e clínica para realizar pesquisa translacional sobre a principais doenças inflamatórias e oferecer propostas inovadora à sociedade.

Para tanto, conta com a experiência de pesquisadores de vários campos das Ciências Biomédicas ligados à pesquisa básica (genética, biologia molecular e celular, imunologia, farmacologia e patologia) e à pesquisa clínica (reumatologia, imunologia, infectologia e dermatologia), além de pesquisadores da área de bioinformática.

Como consequência da pandemia, em março de 2020, a Universidade de São Paulo interrompeu as atividades de pesquisa habituais, mantendo apenas projetos relacionados à COVID-19. Posteriormente, os pesquisadores do CRID decidiram colaborar com outros membros da FMRP para iniciar projetos relacionados à COVID-19. Em menos de uma semana, um grupo multidisciplinar com mais de 30 pesquisadores, entre professores seniores, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos, sob a liderança do CRID, começou a trabalhar em diversos projetos.

Dada a importância do tema descrito acima, iniciaremos uma série que tem como objetivo apresentar tudo que há de mais novo em cada uma das linhas de pesquisa nas quais o CRID atua. Começaremos falando sobre a Patogênese e alvos farmacológicos na COVID-19 com o Dr. Flávio Protásio Veras.

Em linhas gerais, Flávio Protásio descreve como objetivo de sua linha de pesquisa a compreensão de mecanismos fisiopatológicos da COVID19, sobretudo, relacionados à resposta inflamatória provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Ainda, o desenvolvimento de novos fármacos e a descoberta de novos alvos farmacológicos contemplam os objetivos desta pesquisa.

O pesquisador nos apresenta sua linha de pesquisa explorando aspectos gerais sobre ela, esclarecendo os principais pontos do trabalho.  Ele afirma que a COVID-19 é uma doença inflamatória sistêmica que apresenta vários mecanismos fisiopatológicos e, muitos deles, totalmente desconhecidos. Os mecanismos fisiopatológicos dessa doença compreendem, especialmente, a resposta inflamatória sistêmica decorrente da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, agente causador da COVID-19, que é uma doença infecciosa muito grave.

A resposta inflamatória causada pela infecção viral engloba a resposta da imunidade inata, especialmente, pela participação de células como: neutrófilos, macrófagos e monócitos. Além disso, a resposta da imunidade adaptativa, com a participação da resposta de linfócitos T e B, completam a imunopatogênese da COVID-19. Além do mais, tem-se observado o papel do metabolismo em resposta à infecção por SARS-CoV-2.

Por fim, o pesquisador ressalta que se observa também o efeito decorrente da infecção do vírus e sua participação no Sistema Nervoso Central associada a um processo neuroinflamatório. Nesse sentido, utiliza-se uma abordagem integrativa e translacional para compreender os processos decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2 durante a COVID-19 aplicando técnicas de biologia molecular, modelos in vivo e in vitro de infecção por SARS-CoV-2 e estudos com pacientes acometidos por essa doença.

A compreensão e o estudo da patogênese dessa doença suportam ideias para o desenvolvimento de fármacos e vacinas que visam o controle da inflamação e de ondas epidêmicas. Sendo assim, Flávio descreve os principais projetos desenvolvidos e artigos publicados pelo CRID relacionados a COVID-19:

1) Avaliação do papel das Neutrophil Extracellular Traps (NETs) na lesão de órgãos durante a COVID-19;

2) Investigação da via dos inflamassomas na COVID-19 e infecção por SARSCoV-2;

3) Compreensão das vias imunometabólicas pela infecção por SARS-CoV-2;

4) Determinação do papel da Eferocitose durante a infecção por SARS-CoV2;

5) Investigação do processo de reparo tecidual na COVID-19;

6) Compreensão do efeito da infecção por SARS-CoV-2 no Sistema Nervoso Central;

7) Investigação de efeitos farmacológicos e mecanismo de ação de fármacos que inibem a resposta inflamatória pelo SARS-CoV-2.

Principais artigos publicados:

1. Veras, FP et al. SARS-CoV-2 triggered neutrophil extracellular traps (NETs) mediate COVID-19 pathology. Journal of Experimental Medicine. 2020;

2. Rodrigues, TS et al. Inflammasome activation in COVID-19 patients. Journal of Experimental Medicine. 2021;

3. Gauglitz, JM et al. Reference data-based insights expand understanding of human metabolomes. BioRxiv (Preprint). 2020;

4. Pontelli, MC et al. Infection of human lymphomononuclear cells by SARS-CoV-2. BioRxiv (Preprint). 2020;

5. Fernandes, BHV et al. Zebrafish studies on the vaccine candidate to COVID-19, the Spike protein: Production of antibody and adverse reaction. BioRxiv (Preprint). 2020;

6. Veras, FP*, Crunflii F.*, Carregari* et al. SARS-CoV-2 infects brain astrocytes of COVID-19 patients and impairs neuronal viability. MedRxiv (Preprint). 2020. *Both authors contributed equally to this work;

7. Lopes, MIF et al. Beneficial effects of colchicine for moderate to severe COVID-19: an interim analysis of a randomized, double-blinded, placebo controlled clinical trial. RMD open. 2021;

8. Dos-Santos, D et al. Efferocytosis of SARS-CoV-2-infected dying cells impairs macrophage anti-inflammatory programming and continual clearance of apoptotic cells. MedRxiv (Preprint). 2021.