29/08/2023

CONHEÇA A VACINA DESENVOLVIDA NO BRASIL QUE ESTÁ CONCORRENDO AO PRÊMIO EURO

Sobre a vacina

Durante a pandemia da COVID-19, iniciou-se uma corrida para a produção de imunizantes eficazes. Agora, mesmo dentre várias opções disponíveis no mercado, a corrida não para. No Brasil, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolveu-se uma vacina contra a Covid-19 100% nacional, chamada SpiN-Tec.

A vacina foi desenvolvida no Centro Tecnológico de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por pesquisadores brasileiros. A SpiN-TEC estimula a imunidade celular sendo mais resistente a variantes e é estável na temperatura da geladeira por cerca de 9 meses. Tais características a diferenciam de outros imunizantes disponíveis, fazendo com a mesma seja mais resistente a variantes de vírus e facilitando sua distribuição.

Para entender o processo de produção de uma vacina, é preciso entender a fase clínica I e II, na qual ocorrem os testes primários e secundários. Nos primários, avalia-se a segurança da vacina, verificando possíveis efeitos colaterais. Já nos testes secundários, avalia-se o nível de anticorpos gerados e a resposta dos linfócitos, que, juntos, poderão garantir a proteção do organismo contra a infecção por Covid-19.

À frente do projeto está o imunologista, pesquisador e professor Ricardo Tostes Gazzinelli e de acordo com o site da UFMG: “Os testes são desenvolvidos em três fases. A primeira reuniu 38 pessoas entre mais de 1,7 mil candidatos. A segunda fase, que deverá ser inaugurada no início do próximo semestre, contará com 360 pessoas. Com a atualização do cenário da covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugeriu um ajuste no protocolo para que os testes avancem para a fase 2. Na fase 3, serão cerca de 4 mil voluntários.”.

Na foto abaixo, o Dr. Ricardo e sua equipe:

Foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Atualmente, a vacina se encontra em aprovação para ensaio clínico fase dois e concorre como finalista do Prêmio Euro, tornando-se referência não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.

O Premio Euro

O Prêmio Euro Inovação na Saúde reconhece inovações no campo médico, avanços e soluções que prometem transformar vidas. Em sua segunda edição no Brasil, esse prêmio se estende pela primeira vez aos outros 16 países da América Latina nos quais a Eurofarma desempenha sua atuação. Serão selecionados três vencedores em cada uma das quatro categorias distintas.

São consideradas iniciativas que tenham demonstrado ou demonstrem, direta ou indiretamente, contribuições significativas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas, embasadas em resultados concretos.

A fase decisiva do premio é determinada por votações online realizadas por médicos com registros ativos em qualquer um dos 17 países participantes. Para participar da votação, os médicos devem se cadastrar no site do prêmio (https://premioeuro.com/) e escolher o projeto intitulado "SpiN-Tec: Plataforma de Desenvolvimento de uma Vacina Inovadora para a Covid-19 desde a Concepção", na categoria de "Inovação em Terapias". O projeto possui o número de identificação (ID) 231, e o responsável pelo registro é o Professor Helton da Costa Santiago, coordenador da fase clínica da SpiN-TEC na UFMG.

Referencias:

Governo Federal - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). SPIN TEC: vacina 100% nacional desenvolvida com apoio do MCTI é finalista do Prêmio Euro. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/08/spin-tec-vacina-100-nacional-desenvolvida-com-apoio-do-mcti-e-finalista-do-premio-euro. Acesso em: 29 ago. 2023.

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vacina SPIN TEC: FIOCRUZ e UFMG pedem autorização para iniciar testes em humanos. Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) - FIOCRUZ. Disponível em: https://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/vacina-spin-tec-fiocruz-e-ufmg-pedem-autorizacao-para-iniciar-testes-em-humanos/. Acesso em: 29 ago. 2023.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). SPIN TEC é segura e imunogênica, indicam resultados parciais. UFMG Comunicação. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/spin-tec-e-segura-e-imunogenica-indicam-resultados-parciais]. Acesso em: 29 ago. 2023.