28/04/2021
COVID-19, e agora? Processos fisiopatológicos e alternativas terapêuticas
A doença por coronavírus de 2019 (COVID-19), causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), afetou milhões de pessoas em todo o mundo, deflagrando um esforço conjunto da comunidade científica para compreender sua fisiopatologia.
O reflexo dessa mobilização é o avanço no estado da arte em uma velocidade surpreendente: com o conhecimento acumulado até aqui já é possível compreender com mais clareza os aspectos envolvidos nas respostas imunes inata e adaptativa geradas pela infecção da SARS-CoV-2, o que deriva no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.
A descrição do processo fisiopatológico da COVID 19 e o racional de tratamentos que estão sendo utilizados, podem ser compreendidos com apoio do vídeo: "COVID-19, e agora?".
O material reflete a difusão científica da pesquisa desenvolvida por Maira Nilson Benatti, Letícia Pastorelli Bonjorno e Maira Isabel Fernandes Lopes, médicas atuantes no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e vinculadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID-FMRP/USP).
Outras Notícias
02/07/2025
Discussão de artigo científico: 04/07
01/07/2025
BCG: uma vacina centenária que vai além da tuberculose
30/06/2025
Síndrome de Tourette: Interações Neuroimunológicas
26/06/2025
Mês do Orgulho LGBTQIA+: Orgulho é Pertencimento. Acolher também é educar. Cuidar também é resistir.
Confira o texto completo >>>
Todas Notícias