NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

16/09/2022

Covid grave: remédio mostra potencial para impedir replicação do vírus e tratar inflamação

Covid grave: remédio mostra potencial para impedir replicação do vírus e tratar inflamação

     Testes pré-clínicos realizados por pesquisadores do CRID, em colaborações com profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, do Centro de Pesquisa em Virologia de Ribeirão Preto e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto identificam uma droga capaz de promover a inibição da ativação de múltiplos inflamassomas e reduzir a replicação do vírus Sars-COV-2. 

     O medicamento em questão é a niclosamida, um vermífugo já aprovado para utilização por via oral. Sua absorção no intestino é baixa, o que favorece a sua ação sobre parasitas helmínticos. O pesquisador chefe da pesquisa e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Dario zamboni ressalta que o medicamento foi administrado por via nasal durante a realização dos experimentos, e que não se deve fazer a automedicação com niclosamida para tratar a COVID, uma vez que as formulações disponíveis nas farmácias são para uso oral, a qual tem baixa eficácia em virtude da má absorção.

     A doutora Letícia Almeida, pós-doutoranda do laboratório de patogenicidade microbiana e imunidade inata, a primeira autora do artigo, conduziu o projeto em um período conturbado, em meio a pandemia da COVID-19, com dificuldades na improtação de reagentes, dificuldades de locomoção e até mesmo de logística, visto que o trabalho em diferentes laboratórios foi necessário para a execução do projeto. Em conversa com a difusão do CRID ela salientou a grande satisfação de se publicar um estudo tão importante em uma revista mundialmente reconhecida pela excelência de suas publicações. Ela também registrou seu agradecimento às instituições que colaboraram para a conclusão deste estudo: " sou muito grata a todos que colaboraram para a realização deste trabalho, aos professores e alunos do Laboratório de Patogenicidade Microbiana e Imunidade Inata (https://lpm.fmrp.usp.br/), do CRID (FMRP/USP), do Centro de Pesquisa em Virologia (CPV/USP), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP) e do Hospital das Clínicas (HC/USP)". A entrevista completa (em viídeo) pode ser assistida no canal ofical do CRID no Youtube clicando aqui.

      O estudo conta com a participação de uma equipe mutiprofissional de 25 pesquisadores, distribuídos entres as diferentes instituições citadas e foi publicado na tarde do dia 14 de setembro de 2022 na Sciente Advances. O artigo pode ser acessao site da Science: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abo5400

Assine nossa newsletter