26/01/2024
CRID CULTURAL
Filmes podem, além de divertir ou emocionar, ilustrar realidades desconhecidas, proporcionando insights e compreensão sobre doenças complexas, eu seu aspecto físico e mental. Ao retratar experiências humanas, eles geram empatia, promovem conscientização e destroem estigmas. Pensando nisso, selecionamos 3 filmes que tratam sobre importantes doenças de um ponto de vista integral!
Nome original: 100 Meters
Nome em Português: 100 Metros
Ano: 2016
Direção: Marcel Barrena
Sinopse:O gira em torno da história de Ramón , executivo de uma empresa de publicidade que descobre possuir esclerose múltipla, em uma idade muito jovem. Em meio às dificuldades em aceitar o diagnóstico e a resiliência durante o processo de tratamento, o mesmo estabelece como meta disputar uma prova de Ironman, prova composta de 3,8 km de natação, 180km de bicicleta e 42 km de corrida. Enquanto isso, além de lutar com as dificuldades da doença, testa os limites do seu corpo e suas relações interpessoais e familiares.
Fontes: OPovo. Crítica de filme: "100 metros" mostra atleta de Ironman superando esclerose múltipla. O Povo, 24 de março de 2020. Disponível em: <link:https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/2020/03/24/critica-de-filme--100-metros-mostra-atleta-de-ironman-superando-esclerose-multipla.html>.
Afasia. "100 metros". Afasia, Disponível em: <https://afasia.com.br/100-metros/>.
Nome original: Decoding Annie Parker
Nome em português: Unidas pela Vida
Ano: 2013
Direção: Steven Bernstein
Sinopse: A história de Annie Parker sempre foi rodeada pelo câncer. A menina perdeu sua mãe e irmã para o câncer de mama e devido a isso, Annie começa a se preocupar que também possa desenvolver a doença. Ela decide então começar a investigar e descobre que também está com câncer, mesmo sendo tão jovem.
Paralelamente, à sua história, a geneticista Mary-Claire King estuda incansavelmente o gene do câncer de mama para tentar decodificá-lo e, assim, tentar encontrar uma cura. Ela se convence de que existe uma ligação entre o DNA e o câncer e busca prová-la, mesmo sem apoio da comunidade científica.
Em sua busca, Annie conhece o trabalho de Mary-Claire e lhe escreve várias cartas. Suas trajetórias se cruzam e uma serve de aliada para a outra.
Fonte: SPDM. Unidas pela Vida traz a história de duas mulheres guerreiras. Disponível em: https://spdm.org.br/noticias/dica-cultural/unidas-pela-vida-traz-a-historia-de-duas-mulheres-guerreiras
Filme Nacional:Depois do Universo
Ano: 2022
Direção: Diego Freitas
Sinopse: Nina é uma talentosa pianista que sofre de lúpus, uma doença autoimune que pode atacar qualquer parte do corpo - o rim, no caso dela. Na fila por um transplante e em tratamento de hemodiálise, a jovem tem uma forte conexão com Gabriel, um dos médicos da equipe que a atende; com o apoio dele, Nina tenta superar as adversidades e conquistar o sonho de tocar na Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Fonte: OMELETE. Depois do Universo: A História de Tropa Nerd. Omelete, [data de publicação não disponível]. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/depois-do-universo.
Outras Notícias
16/12/2024
OPORTUNIDADE: Iniciação Científica
Saiba mais!
13/12/2024
SAVE THE DATE: 57º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental
Confira
11/12/2024
Pesquisadores da USP identificam gene com potencial de proteção contra a COVID-19
Confira mais sobre o estudo a seguir
06/12/2024
Homenagem à Inauguração International Research Laboratory (IRL) IMMUNE HEALTH
Saiba mais!!
Todas Notícias