NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

13/11/2024

CRID CULTURAL: Podcast "Stick to the Science"

Em 2020 frente a Pandemia de COVID-19, a revista britânica Nature publicou o podcast "Stick to the Science" focado em explicar a importante relação entre política e ciência. A publicação desse conteúdo foi essencial à época dado o intenso movimento negacionista que se observava naquele momento, com ênfase nos ataques feitos à eficácia das vacinas e ao uso de máscaras. O movimento ficou conhecido como antivax, expressão estadunidense para anti-vacina, mas que se estendeu à todo o globo em decorrência do levante da extrema direita no últimos anos.


A série apresentada por Nick Petric Howe levanta a questão de se a ciência pode estar inserida em discussões políticas sem comprometer sua objetividade e valores essenciais. Ao longo de seus três episódios são entrevistados diversos especialistas envolvidos no tema incluindo a geneticista e coordenadora do CEPID sobre o Genoma Humano Mayana Zatz. A pesquisadora e professora da USP traz um importante panorama sobre a importância das políticas de financiamento para a pesquisa no Brasil que em meados de 2020 sofria com as constantes ameaças do governo vigente. 

“O estado de São Paulo é responsável por 40% das publicações no Brasil. E muito recentemente, há uma proposta, um projeto de lei, que quer reduzir o financiamento. Temos jovens cientistas brilhantes, e eles estão indo embora, porque estão tentando ter melhores condições para pesquisar.” Mencionou Mayana durante o podcast. 

O podcast Stick to the Science revela que a ciência não está isolada em uma torre de marfim, mas profundamente enraizada nas dinâmicas políticas e sociais que moldam nosso mundo. Com uma análise cuidadosa sobre como decisões políticas, interesses econômicos e debates culturais influenciam o trabalho científico e sua comunicação, a série destaca a importância de enxergar a ciência como uma esfera interligada à política, e não como uma entidade neutra. Ao mostrar essas conexões, Stick to the Science nos lembra que entender e proteger a objetividade científica exige reconhecer e navegar essas influências, um aprendizado essencial em tempos de crescente polarização.
 


Confira os episódios abaixo e participe dessa importante reflexão!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

 

 

 

 

Referências 
https://www.nature.com/articles/d41586-020-03067-w

 

Assine nossa newsletter