11/01/2023
CRID publica estudo na Cell Reports!
A psoríase é uma doença inflamatória crônica que acomete a pele, acredita-se que cerca de 3% da população mundial sofra com essa patologia. Ela é caracterizada por um intenso infiltrado de células inflamatórias e pela proliferação de queratinócitos, uma das principais células que compõe a pele, e isso resulta na formação de placas na pele coberta por escamas brancas em diferentes regiões do corpo, assim como o enrijecimento e vermelhidão da pele.
O tratamento atual para essa doença se baseia no uso de anti-inflamatórios tópicos, como glicocorticoides, que apresentam efeitos colaterais quando usados cronicamente, e mais recentemente no uso de imunobiológicos, os quais apresentam um custo elevado, portanto a busca de terapias alternativas se torna interessante.
Nesse sentido, o trabalho de Veras e colaboradores se dispuseram a investigar os mecanismos envolvidos no processo inflamatório crônico dessa doença. No presente trabalho foi identificado a importância de uma enzima metabólica chamada PKM2, a qual se apresenta elevada na pele de pacientes psoriáticos.
O trabalho baseou-se na utilização de modelos animais geneticamente modificados, assim como de ensaios farmacológicos e moleculares, identificando uma nova via de sinalização inflamatória na qual a PKM2 participa e é essencial no processo inflamatório de queratinócitos durante o desenvolvimento da psoríase, sugerindo que PKM2 é um potencial alvo terapêutico para essa doença.
Autor do Texto: Doutorando Gabriel Azevedo Públio, segundo autor do artigo.
Acesse o artigo completo CLICANDO AQUI!
Outras Notícias
17/04/2025
VOCÊ SABIA QUE CHOCOLATE, COM AUTO TEOR DE CACAU, APRESENTA EFEITOS POSITIVOS NO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO?
Saiba mais!
31/03/2025
Discussão de artigo científico: 04/04
26/03/2025
Março Azul-Marinho: Luta contra o Câncer Colorretal
Saiba mais!
25/03/2025