11/01/2023

CRID publica estudo na Cell Reports!

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que acomete a pele, acredita-se que cerca de 3% da população mundial sofra com essa patologia. Ela é caracterizada por um intenso infiltrado de células inflamatórias e pela proliferação de queratinócitos, uma das principais células que compõe a pele, e isso resulta na formação de placas na pele coberta por escamas brancas em diferentes regiões do corpo, assim como o enrijecimento e vermelhidão da pele.

O tratamento atual para essa doença se baseia no uso de anti-inflamatórios tópicos, como glicocorticoides, que apresentam efeitos colaterais quando usados cronicamente, e mais recentemente no uso de imunobiológicos, os quais apresentam um custo elevado, portanto a busca de terapias alternativas se torna interessante.

Nesse sentido, o trabalho de Veras e colaboradores se dispuseram a investigar os mecanismos envolvidos no processo inflamatório crônico dessa doença. No presente trabalho foi identificado a importância de uma enzima metabólica chamada PKM2, a qual se apresenta elevada na pele de pacientes psoriáticos.
O trabalho baseou-se na utilização de modelos animais geneticamente modificados, assim como de ensaios farmacológicos e moleculares, identificando uma nova via de sinalização inflamatória na qual a PKM2 participa e é essencial no processo inflamatório de queratinócitos durante o desenvolvimento da psoríase, sugerindo que PKM2 é um potencial alvo terapêutico para essa doença.

Autor do Texto: Doutorando Gabriel Azevedo Públio, segundo autor do artigo.

Acesse o artigo completo CLICANDO AQUI!