01/11/2024
CRIDNEWS - Estudo do CRID publicado na JCI Insights
O recente estudo publicado pelo CRID no JCI Insight representa um avanço significativo na compreensão da psoríase e das inflamações autoimunes!
A pesquisa que tem como primeira autora Dra Timna Varela Martins sob orientação do Prof Dr José C. Alves-Filho e o Dr Nicolas Riteau, também contou com a participação e colaboração de diversos pesquisadores do CRID, como Dario S. Zamboni, Bruno Marcel Silva de Melo, Juliana E. Toller-Kawahisa, Gabriel VL Silva, Conceição E. Anibal-Silva, Isadora M. Paiva, Gabriel A. Publio, Marcos Henrique Rosa, Cacilda da Silva Souza, Fernando Q. Cunha, Thiago M. Cunha, Bernhard Ryffel, Nicolas Riteau e José C. Alves-Filho.
O trabalho desenvolvido destaca a importância da proteína AIM2, mostrando como ela contribui para a inflamação e o agravamento da doença em pacientes e modelos experimentais. A descoberta abre novas possibilidades para tratamentos inovadores, promovendo uma abordagem mais eficaz para condições inflamatórias crônicas. Parabéns aos colaboradores do CRID pelo esforço e pela excelência científica neste estudo incrível, e pela grande publicação!
Convidamos a primeira autora do estudo, Timna Varela Martins, para conversar com a gente sobre a importância do estudo, e o processo de desenvolvimento deste trabalho.
O JCI Insight
O JCI Insight é um periódico Gold Open Access que tem um Fator de Impacto de 6,3 em 2023. O periódico publica estudos bem executados e de alta qualidade que fornecem contribuições significativas para a compreensão da biologia e/ou tratamento de doenças, com ênfase em pesquisa básica e translacional clinicamente relevante. Submissões são bem-vindas de todas as especialidades biomédicas, incluindo autoimunidade , gastroenterologia , imunologia , metabolismo , nefrologia , neurociência , oncologia , pneumologia , biologia vascular e muitas outras .
Resumo do estudo
A psoríase é uma doença inflamatória crônica e recorrente da pele, caracterizada pela proliferação e diferenciação anormais de ceratinócitos e ativação de células imunes. No entanto, o driver molecular que desencadeia essa resposta imune na pele psoriática permanece obscuro. O gene relacionado à inflamação ausente no melanoma 2 (AIM2) foi identificado como um gene/locus de suscetibilidade associado à psoríase. Neste estudo, investigamos o papel do AIM2 na fisiopatologia da psoríase. Encontramos níveis elevados de DNA mitocondrial em pacientes com psoríase, juntamente com alta expressão de AIM2 na epiderme psoriática humana e em um modelo murino de psoríase induzida pela aplicação tópica de imiquimod (IMQ). A ablação genética do AIM2 reduziu o desenvolvimento da psoríase induzida por IMQ ao diminuir a produção de citocinas do tipo 3 (como IL-17A e IL-23) e a infiltração de células imunes no local inflamatório. Além disso, demonstramos que IL-17A induziu a expressão de AIM2 em ceratinócitos. Finalmente, a ausência genética de componentes do inflamossomo a jusante de AIM2, ASC e caspase-1 aliviou a inflamação da pele induzida por IMQ. Coletivamente, nossos dados mostram que AIM2 está envolvido no desenvolvimento de psoríase por meio de sua ativação canônica.
ACESSE O ARTIGO COMPLETO EM: https://insight.jci.org/articles/view/171894
Outras Notícias
11/12/2024
Pesquisadores da USP identificam gene com potencial de proteção contra a COVID-19
Confira mais sobre o estudo a seguir
06/12/2024
Homenagem à Inauguração International Research Laboratory (IRL) IMMUNE HEALTH
Saiba mais!!
04/12/2024
Jovem Imunologista
Saiba mais
04/12/2024
II Simpósio de GPCRs da FMRP-USP
Confira como foi esse grande evento!
Todas Notícias