10/09/2023

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Sobre a data:

A data foi inserida no calendário nacional em 2013 e desde então é celebrada todo ano no dia 10 de setembro, promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e recebendo apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa ocasião simboliza um esforço global para destacar a importância da prevenção do suicídio.

Epidemiologia:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 700.000 pessoas perdem suas vidas devido ao suicídio, e surpreendentemente, quase 77% dessas tragédias ocorrem em nações de baixa e média renda. Além disso, o suicídio é classificado como a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Embora haja uma tendência global de redução nas taxas de suicídio, a situação nas Américas apresenta um aumento alarmante. Entre 2000 e 2019, enquanto a taxa global de suicídios diminuiu em 36%, na região das Américas, essa taxa cresceu 17%.

Ações de transformação:

Para contribuir com a transformação dessa realidade, existem medidas eficazes de prevenção do suicídio com base em evidências ciêntíficas. Entre elas, destacam-se: restrição do acesso a meios utilizados para o suicídio, a implementação de políticas públicas abrangentes de saúde mental, a redução do consumo de álcool e a promoção de uma cobertura responsável pela mídia em relação ao suicídio. No entanto, o estigma social e a falta de conscientização ainda representam obstáculos significativos para que as pessoas busquem ajuda quando estão em situações de risco suicida.  Portanto, é fundamental promover a alfabetização em saúde mental e realizar campanhas anti-estigma como a o setembro amarelo, parte integrante dos esforços para prevenir o suicídio.

Na Universidade:

A capacitação dos profissionais de saúde também é fundamental, uma vez que estes representam o primeiro contato com o serviço de saúde e devem ser capazes de identificar comportamentos de risco, atuando em prevenção e pósvenção do suicidio. Na Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) e o Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre a Prevenção do Suicídio (LEPS) colaboraram para criar recurso gratuito chamado "Prevenção do risco de suicídio: um guia para profissionais da saúde". Este e-book foi desenvolvido especialmente para profissionais da área de saúde e é composto por oito capítulos abrangentes.

Os capítulos abordam uma variedade de aspectos relacionados ao suicídio, incluindo a explicação de conceitos fundamentais, a apresentação de dados epidemiológicos relevantes, a análise das especificidades do comportamento suicida ao longo do ciclo de vida, estratégias eficazes de prevenção e promoção da saúde mental, orientações sobre a identificação do risco, a importância da notificação de casos, ações de cuidado adequadas, bem como a relevância de construir e utilizar uma rede de apoio eficaz, e, por fim, as ações de posvenção.

Imagem: capa do e-book “Prevenção do risco de suicídio: um guia para profissionais da saúde”

Como buscar assistência:

Para aqueles que buscam ajuda, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece serviços de atendimento para pessoas que enfrentam desafios psicológicos por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Atenção Primária à Saúde é o ponto de entrada essencial para o cuidado e desempenha um papel crucial no tratamento de Transtornos Mentais, especialmente os de intensidade leve e moderada. Isso ocorre não apenas devido à sua presença abrangente, mas também por sua capacidade de conhecer a comunidade, a área de atuação e os fatores sociais que influenciam os comportamentos, proporcionando um ambiente mais adequado para apoiar o tratamento.

CVV - O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, prestando atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que desejam e precisam conversar. Esse suporte é fornecido de forma totalmente confidencial por meio de telefone, e-mail e chat, 24 horas por dia, todos os dias.

Imagem: captura de tela da página incial do site https://www.cvv.org.br/

Referências:

Ministério da Saúde. Criando esperança por meio da ação: 10/9 Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/criando-esperanca-por-meio-da-acao-10-9-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio-2/#:~:text=Em%202019%2C%2097.339%20pessoas%20morreram,2010%2C%20para%2013.523%20em%202019.

Portal do Governo do Brasil. Anualmente mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, segundo OMS [Internet]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/anualmente-mais-de-700-mil-pessoas-cometem-suicidio-segundo-oms.

CVV - Centro de Valorização da Vida. Disponível em: https://www.cvv.org.br/.

Universidade de São Paulo (USP). E-book gratuito auxilia profissionais da saúde na abordagem e prevenção do suicídio [Internet]. Disponível em: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/e-book-gratuito-auxilia-profissionais-da-saude-na-abordagem-e-prevencao-do-suicidio/.