10/05/2025
Dia mundial do Lúpus: Confira as celebridades que convivem e falam abertamente sobre a doença!
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica e sistêmica, na qual o sistema imunológico ataca tecidos e órgãos saudáveis do próprio corpo. A doença pode afetar a pele, articulações, rins, coração, pulmões e até o sistema nervoso central. A ciência explica o LES como uma falha na regulação imunológica, onde o organismo produz autoanticorpos que desencadeiam inflamação e lesões teciduais. Fatores genéticos, hormonais e ambientais, como infecções, exposição ao sol e estilo de vida, podem contribuir para o seu desenvolvimento. A doença é mais comum em mulheres jovens, especialmente em idade fértil. Os sintomas variam, mas incluem fadiga, dores articulares, lesões na pele (como a característica “asa de borboleta” no rosto) e complicações em órgãos internos. Não há cura para o LES, mas tratamentos com imunossupressores, corticosteroides e imunoterapias auxiliam no controle da inflamação e reduz os episódios da doença. Estudos recentes têm focado no entendimento dos mecanismos fisiopatológicos, com perspectivas de novas terapias que visam inibir especificamente certas vias inflamatórias, reduzindo as lesões teciduais sem comprometer as defesas naturais do organismo.
Algumas celebridades que convivem com o Lúpus optam por falar abertamente sobre a doença e lutar pela causa, entre elas destacam-se:
Selena Gomez: a artista pop comunicou em 2015 ter sido diagnosticada com lúpus, tendo passado por um transplante de rins como parte das consequências da doença. Em favor da causa, a cantora ajudou a financiar o Keck School of Medicine da University of Southern California, para desenvolver um centro de pesquisa dedicado ao lúpus, liderado por cientistas e médicos especializados.
Astrid Fontenelle: a apresentadora foi diagnosticada com lúpus há mais de 10 anos e, atualmente, a doença está em remissão. Ela mantém um acompanhamento médico constante e toma as precauções necessárias para evitar crises, como evitar a exposição ao sol e manter hábitos de higiene rigorosos. Astrid compartilha sua experiência e destaca a importância da conscientização sobre a doença e a necessidade de buscar tratamento precoce.
Toni Braxton: A cantora foi diagnosticada com lúpus em 2008 e desde então tem lidado com complicações da doença autoimune. Toni fala abertamente sobre as dificuldades que enfrenta devido ao lúpus, incluindo internações e complicações que afetam seu coração e outros órgãos.
Outras Notícias
07/05/2025
Seminários LID: Discussão de artigo científico
Saiba mais!
06/05/2025
OPORTUNIDADE: Bolsa de Pós-Doutorado em Farmacologia, Imunologia e Biologia Molecular
Saiba mais >>>
01/05/2025
Pesquisa científica avança nos países de baixa e média renda
29/04/2025
29 DE ABRIL: CRID destaca Dia Internacional da Imunologia
Saiba mais!
Todas Notícias