NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

04/11/2015

Discussão de Artigo Científico – 09/11/15

DIA: 09/11/2015 (segunda-feira)

LOCAL: Sala de Seminários II – Prédio Central – FMRP

HORÁRIO: 08:30 horas

Artigo

 

Os reguladores transcricionais IRF4, BATF e a citocina IL-33 participam do desenvolvimento e manutenção de células T reguladoras no tecido adiposo residente

Esquema adaptado de Zhi-Qing et al., 2015

Sem titulo

As células T reguladoras (Tregs) são conhecidas pelo seu papel importante na indução e manutenção da homeostasia do sistema imune e no processo de tolerância periférica. Estas células são caracterizadas pela expressão do fator de transcrição Foxp3 que participa da diferenciação e regulação do seu fenótipo supressor. Além do Foxp3, sabe-se que as células Treg também são capazes de expressar outros fatores de transcrição, modulados pelo tipo de tecido da resposta imune e ambiente inflamatório. As células Treg encontradas no tecido adiposo visceral (VAT-Treg) constituem uma população especializada de células Treg envolvidas na prevenção da inflamação associada à obesidade, a sensibilidade à insulina e a tolerância à glucose. As células VAT-Treg expressam Blimp-1 e o fator de transcrição PPAR-γ, que são cruciais para a sua função e desenvolvimento destas células, respectivamente. No entanto, o estímulo do microambiente necessário para a diferenciação destas células VAT-Treg, até o momento, não está claro. Neste contexto, Vasanthakumar e colaboradores mostram que a IL-33, via ativação do seu receptor ST2, participa do desenvolvimento e manutenção das células VAT-Treg. De fato, a administração de IL-33 induz a expansão da população de células VAT-Treg, o qual está associado à regulação dos índices metabólicos em modelo de obesidade murina. Além disso, foi demonstrado que, após ativação do TCR, ocorre uma participação conjunta dos fatores de transcrição BATF e IRF4 na indução da expressão de ST2 e PPAR-γ em células VAT-Tregs. Interessantemente, a IL-33 é capaz de induzir a expressão de ambos os fatores IRF4 e BATF, sugerindo que esta citocina controla a expressão do seu receptor.

Referência: Vasanthakumar A, Moro K, Xin A, Liao Y, Gloury R, Kawamoto S, Fagarasan S, Mielke LA, Afshar-Sterle S, Masters SL, Nakae S, Saito H, Wentworth JM, Li P, Liao W, Leonard WJ, Smyth GK, Shi W, Nutt SL, Koyasu S, Kallies A. The transcriptional regulators IRF4, BATF and IL-33 orchestrate development and maintenance of adipose tissue-resident regulatory T cells. Nat Immunol. 2015 Mar;16(3):276-8.

Zhi-Qing Hu and Wei-Hua Zhao. The IL-33/ST2 axis is specifically required for development of adipose tissue-resident regulatory T cells. Cellular & Molecular Immunology (2015) 12, 521–524.

Assine nossa newsletter