23/08/2017

DIA: 28/08/2017 (segunda-feira)

LOCAL: Salão Nobre – Prédio Central – FMRP

HORÁRIO: 11:00 horas

Tiam1/Rac1 complex controls Il17a transcription and autoimmunity

Linfócitos Th17 desempenham um importante papel na patogênese de doenças inflamatórias autoimunes, por exemplo, a Esclerose Múltipla. Na presença das citocinas TGF-b e IL-6, linfócitos T CD4+ naive são estimulados à diferenciação para o fenótipo Th17, os quais passam a secretar diferentes citocinas pró-inflamatórias como a IL-17A. O fator de transcrição RORgt é crucial para o desenvolvimento dessa subpopulação e pertence a uma família de receptores nucleares que possuem em sua estrutura domínios de ligação ao DNA (DBDs), que conferem especificidade ao gene alvo, bem como domínios de ligação a ligantes (LBDs) que modulam a sua função transcricional. Entretanto, pouco se sabe sobre ligantes endógenos que regulem a atividade de RORgt. Nesse sentido, tem sido demonstrado que a Rho-GTPase Rac1 ativada e complexada à GEF Tiam1 formam um complexo que está envolvido em diferentes processos celulares, como proliferação, migração celular, endocitose, reorganização de citoesqueleto e carcinogênese.

Além disso, estudos relatam que este complexo é capaz de translocar-se para o núcleo, onde pode auxiliar transcrição gênica. Recentemente, o trabalho publicado por Kurdi e seus colaboradores na revista Nature Communications demonstra que o complexo Tiam1/Rac1 regula a transcrição de IL-17A, e consequentemente a autoimunidade, por modular a atividade de RORgt. Em seu artigo científico, o autor demonstra que células T deficientes de Tiam1 e Rac1 reduzem a expressão de IL-17A, reduzindo os sintomas da Encefalomielite Autoimune Experimental, o modelo animal de Esclerose Múltipla. Além disso, o tratamento com inibidores farmacológicos também suprimiram células Th17 murinas e humanas, bem como a EAE. Nesse sentido, o trabalho demonstra que no núcleo, o complexo Tiam1/Rac1 é capaz de ligar-se ao RORgt na região promora de Il17a em células Th17 para auxiliar a transcrição de IL-17A e, portanto, mediar a autoimunidade.

Artigo.