15/06/2022

Dr. João Santana recebe o Prêmio Milstein em Cuba

Na última edição do Latin American and Caribbean congress of Immunology, ocorrida em Junho de 2022 em Cuba, o Prof. Dr. João Santana da Silva recebeu da ALACI22 o prêmio Misltein, em reconhecimento a sua contribuição para a formação de novos imunologistas, bem como ao seu engajamento em promover o crescimento da pesquisa em Imunologia no Brasil.

João Santana recebendo o Prêmio da comissão organizadora do ALACI22. Fonte: <Acervo pessoal de João Santana>

Em um bate-papo com a Difusão do CRID, o Dr. João falou um pouco sobre sua trajetória profissonal: "Minha trajetória na USP começou lá na década de 70, quando iniciei a graduação, eu vinha de uma região muito pobre onde tinham muitas pessoas chagásicas e decidi que queria trabalhar para acabar com a doença de Chagas. No mestrado e no doutorado estudei a regulação da resposta imune frente a infecção por Trypanosoma cruzi [...] naquele tempo era tudo muito difícil, os camundongos para experimentos ficavam em caixas de madeira com tampa de lata, os animais chegavam a ter sarna, um paper era publicado e demorava mais de 2 meses para nós termos acesso, etc. Após muito esforço eu (na primeira pessoa do singular, mesmo) consegui montar nossos primeiros biotérios e aos poucos a coisa foi melhorando. Na minha carreira formei mais de 50 doutores, publicamos mais de 400 artigos científicos, fui coordenador durante muitos anos do Programa de Imunologia Básica e Aplicada - IBA e tive a honra de presidir a Sociedade Brasileira de Imunologia - SBI".

O professor ficou muito honrado com tal reconhecimento refletiu sobre as problemáticas acerca do financiamento para pesquisa no Brasil, ao passo que ressaltava o grande potencial do país em produzir Ciência de alto nível, mesmo em meio a tantas adiversidades: "Infelizmente nós temos uma instabilidade política muito grande no Brasil, em alguns períodos temos verba para pesquisa e em outros falta dinheiro. [...] Hoje, nossa pesquisa compete de igual pra igual com a de países europeus ou mesmo com a dos Estados Unidos, publicamos nossos papers em boas revistas e temos muta gente boa trabalhando aqui". O pesquisador ainda salientou a importância da FAPESP para que o estado de São Paulo se tornasse essa grande potência na pesquisa mundial.

Professor João Santana em entrevista ao CRID. Fonte: <Difusão CRID

Além do inquestionável sucesso em sua carreira de pesquisador, João Santana também atua, há vários anos, como professor da disciplina de Imunologia Celular no IBA e também orienta alunos de pós-graduação por meio deste programa. Por telefone, a mestranda em Imunologia e ex aluna do Professor João, Amanda Becerra, contou o quão suas aulas foram importantes para sua formação:" A disciplina é ótima, o João nos ensina a pensar de forma mais rápida e simples, nós discutimos artigos dos primórdios da Imunologia e vemos como cada degrau do conhecimento desta área foi construído, o que é muito proveitoso, principalmente para nós em início de carreira. Ete também tem o jeito dele de prender a nossa atenção a todo momento [risos]".

Sua orientanda de mestrado pelo IBA, Rafaela Lúcia, também por telefone, falou um pouco sobre o João Santana orientador: " O João é aquele típico pai de família, muito rígido, meio bruto por fora, mas quem o conhece sabe que ele é um amor, ele se preocupa com a gente, nos dá conselhos e conversa muito com os seus alunos. É muito solícito, estando sempre disposto a receber as pessoas em sua sala, arrumar ao menos dois minutinhos para responder uma pergunta ou discutir algum assunto. [...] Eu só tenho a agradecer a ele, eu venho do Rio Grande do Norte, lá a gente tinha muito pouco recurso, não tinhamos prática em várias técnicas importantes e ele me aceitou aqui, foi aos poucos me ensinando uma porção de coisas, ele e os meus colegas de laboratório. Agora estou no fim do mestrado em Imunologia e agradeço de coração pela oportunidade que ele me deu."

Registro de momento recreativo com presença de João Santana e Rafaela e outros. Fonte: <Acervo pessoal Rafaela>

O CRID parabeniza o Professor João Santana pelo prêmio recebido, bem como o agradece por seu comprometimento e engajamento em formar bons profissionais, produzir Ciência de qualidade, que direta ou indiretamente impacta a qualidade de vida das pessoas e também por toda a sua luta na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto para torná-la referência munidal na pesquisa em Imunologia.

Por Samuel Oliveira e Ingra Maria, Difusão CRID