17/02/2020

IV Retreat apresenta pesquisas e resultados alcançados pelo CRID

Para apresentar as atividades e resultados de 2019 e discutir estratégias para as pesquisas que serão realizadas neste ano, o Center for Research in Inflammatory Diseases (CRID) promoveu entre os dias 06 e 08 de fevereiro a quarta edição do Retreat CRID.

Os pesquisadores associados e da pós-graduação apresentaram uma visão geral dos objetivos de cada laboratório ligado ao Centro, além de questões específicas que serão abordadas dentro das pesquisas ao longo de 2020. O evento reuniu cerca de 90 participantes, incluindo professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, na cidade de São João Batista do Glória, em Minas Gerais. A cidade foi escolhida não apenas por suas belezas naturais, mas principalmente por trazer um ambiente de tranquilidade e concentração aos pesquisadores.

As sessões abordaram doenças infecciosas, autoimunes e cardiovasculares, biologia de sistemas computacional, desenvolvimento de novos fármacos e o uso de produtos naturais como fontes de novos medicamentos. Os participantes também conheceram os resultados alcançados pelo CRID nas áreas de educação e difusão e de transferência de tecnologia. Houve apresentação de 52 pôsteres, os quais foram debatidos por longas horas, sendo esta etapa a principal atividade do Retreat na opinião dos coordenadores do CRID.

Entre os palestrantes, estavam professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Retreat CRID tem o apoio da FMRP-USP, da FAPESP, da Câmara dos Vereadores de São João Batista do Glória e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Faculdade de Medicina de Passos (MG).