27/04/2018

Jovem Imunologista realiza segunda atividade do semestre

Na última sexta-feira (20/04) os estudantes do 8° ano do ensino fundamental da Escola COC de Sertãozinho foram convidados a embarcar em uma viagem pelo mundo da imunologia e da alergia.

Nesse nosso encontro, os estudantes foram apresentados às causas da alergia, as principais células do sistema imunológico envolvidas no processo, como a alergia se desenvolve, suas principais características, como evitar e… fizemos uma demonstração de um teste que pode ser feito para examinar quais alérgenos induzem alergia em você, o PRICK TEST! Você sabe se é alérgico a alguma coisa? Pois é, nosso aluno “cobaia” reagiu fortemente ao amendoim e ao pelo de cachorro!

A dinâmica usada para exercitar o conhecimento foi uma atividade em equipes, onde cada equipe tinha que montar as etapas do processo de alergia com massinha colorida.  A maioria dos grupos dividiu a alergia em duas fases, a primeira, onde ocorre a sensibilização dos mastócitos e a segunda, onde o mastócito sensibilizado degranula rapidamente ao entrar em contato com o alérgeno específico, induzindo um processo inflamatório agudo, com a presença dos sinais de rubor, calor e edema!

Com isso conseguimos grande participação da turma!!!

Por fim os alunos foram guiados pelos “mil” laboratórios do Prédio Central da Faculdade de Medicina, onde entraram e puderam perguntar o que se faz por ali…visitaram laboratórios que pesquisam sobre a leishmaniose visceral, uma doença que ataca o homem e animais, como o cão. Também puderam trocar ideia com uma pesquisadora que estuda “cheirinhos” que atraem e repelem carrapatos, no intuito de descobrir um repelente anti-carrapatos!

Também conheceram uma sala onde são criados centenas de moluscos, caramujos mesmo, que são produzidos para pesquisar sobre a esquistossomose!

Foi muito estimulante a visita pessoal!

Obrigado pela participação no projeto Jovem Imunologista, esperamos vocês mais vezes! Até breve!