18/09/2023

Larissa Cunha do CRID homenageada em congresso internacional

Sobre o Congresso

O 18th IUIS International Congress of Immunology será realizado entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro em Cape Town, na África do Sul. Será a primeira vez que o congresso trienal será realizado em alguma localidade da África, o local foi escolhido pensando nos desafios que o país ocupa no que diz respeito à acesso a ciência e medicações, buscando alavancar iniciativas direcionadas a esse território.

O evento reunirá imunologistas de universidades, organizações independentes de pesquisa e de indústrias para discutirem temas relevantes sobre a área, além de deixar em evidência talentos de destaque e iniciativas inovadoras. O congresso promete capilarizar o conhecimento científico, ao reunir cientistas em início de carreira e líderes da área já consolidados internacionalmente.

O tema será pensar principalmente pensar o funcionamento de doenças infecciosas e não infecciosas, como o câncer, e pensar em seus tratamentos, suas funcionalidades e possibilidades de acesso em diferentes contextos. Intitulado "Turning Discoveries into Treatments”, o direcionamento foi pensado justamente tendo em vista o período da pandemia, no qual a imunologia mais do que nunca precisou mostrar sua eficiência.

Rising Star: Larissa Cunha

O "Rising Star Programme" aceitou submissões via vídeo de pessoas ao redor de todo o mundo, tendo como objetivo prestigiar novos/as cientistas que tenham ao menos 5 anos de experiência em seus próprios laboratórios e tenham feito contribuições relevantes para a comunidade. Dentre as pessoas homenageadas, oito dos nomes elencados foram de mulheres, dentre elas a Profa. Dra. Larissa Cunha do CRID.

Chefe do laboratório de sinalização celular na resposta inflamatória, Larissa Cunha é Professora Doutora do Departamento de Biologia Celular e Molecular, tendo realizado pós doutorado no St Jude Children’s Research Hospital e pelo Dpto. de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes patogênicos na FMPR, e Doutorado Direto em Biologia Celular e Molecular também pela FMPR. Atua na área de Biologia Celular e Molecular e Imunidade Inata, com ênfase nos mecanismos moleculares de regulação da resposta imune inata e seus efeitos na patogênese de doenças inflamatórias e do câncer, assim como na relação patógeno-hospedeiro.

O CRID parabeniza sua Rising Star e acredita no potencial de trazer ainda mais conquistas e realizações para si e para ciência como um todo!

Para mais informações sobre o congresso, assista o vídeo oficial do Congresso abaixo:

fonte: https://iuis2023.org/