22/05/2024

O receptor P2X7 na infecção por Zika e suas implicações neurológicas

O Zika Vírus (ZIKV), um flavivírus transmitido por mosquitos do gênero Aedes, assim como o vírus da dengue e o vírus da Chikungunya, tornou-se uma preocupação internacional devido à sua associação com complicações neurológicas graves, como a microcefalia fetal.

As infecções virais como a Zika, podem induzir a liberação de moléculas intracelulares (como o ATP), que agem como alarminas no meio extracelular levando a ativação da resposta imune. Esta infecção pode ainda ativar receptores sensibilizados por nucleotídeos extracelulares, como o receptor P2X7. Sendo que este receptor é o principal receptor purinérgico envolvido na neuroinflamação, neurodegeneração e imunidade.

Em uma pesquisa publicada na Brain, Behavior, and Immunity, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colaboradores investigaram o papel da sinalização do receptor ATP-P2X7 nas anormalidades cerebrais relacionadas ao Zika. O trabalho tem como autora principal a estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Biofísica do IBCCF/UFRJ Raíssa Leite Tenório Aguiar, orientada pelos professores Luiz Eduardo Baggio Savio e Robson Coutinho-Silva.

O grupo demonstrou que o receptor P2X7 é crítico na modulação do equilíbrio entre o controle do vírus e os danos cerebrais decorrentes da infecção. O receptor P2X7 pode ser relevante para controlar a carga viral no cérebro, ao mesmo tempo que a sua regulação positiva em células gliais agrava a neuroinflamação, perda neuronal e anormalidades cerebrais relacionadas.

Esses resultados contribuem para ampliar o conhecimento sobre a fisiopatologia do Zika, destacando mecanismos de sinalização envolvidos nas consequências danosas dessa infecção. Os achados do grupo também ressaltam o potencial do receptor P2X7 como um possível alvo terapêutico em infecções virais que afetam o sistema nervoso central.

Autores: Raíssa Leite-Aguiar, Fabiana Cristina-Rodrigues, Roberta Ciarlini-Magalhães, Danillo Pereira Dantas, Vinícius Santos Alves, Daniel Gavino-Leopoldino, Rômulo Leão Silva Neris, Felipe Schmitz, Josiane Silva Silveira, Eleonora Kurtenbach, Angela T.S. Wyse, Julia Rosauro Clarke, Claudia Pinto Figueiredo, Iranaia Assunção- Miranda, Pedro Moreno Pimentel-Coelho, Robson Coutinho-Silva, Luiz Eduardo Baggio Savio.

>> O artigo está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889159124002782

MATÉRIA RETIRADA DE  https://sbi.org.br/pesquisa/estudo-identifica-papel-importante-do-receptor-p2x7-na-infeccao-por-zika-e-suas-implicacoes-neurologicas/