NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

06/09/2021

Oficina: Jogos educacionais e interdisciplinaridade: O mistério do Sr. Gratus

No próximo dia 09 de setembro, o CRID reune agentes da academia, poder público e iniciativa privada para discutir o uso de jogos educacionais para ensino e aprendizagem. 

O ponto focal da oficina é o jogo “Mistério do Sr. Gratus” desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), Instituto de Estudos Avançados (IEA-RP) e Storymax. O jogo é de livre download e tem sido utilizado em conjunto com o Centro Educacional Paulo Freire (PMRP) para formação complementar docente.

Inscreva-se aqui para receber um lembrete algumas horas antes do evento: https://forms.gle/9vMDrVt2bFmXxnn3A

Participantes:

Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho, pesquisador na area da gamificação e jogos educacionais (Diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - USP (EEFERP)

Profa. Dra. Luciana Oranges Cezarino, pesquisadora na area de sustentabilidade, interdisciplinaridade e metodologias ativas (Professora da Università Ca' Foscari Venezia)

Samira Almeida, editora e educadora, co-desenvolvedora do “O Mistério do Sr. Gratus” e outros títulos (Co-fundadora da StoryMax: Narrativas digitais interativas)

Prof. Rafael Gil de Castro, Professor de Ciências do Centro Educacional Paulo Freire (Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto Ribeirão Preto) 

Flavio Pinheiro Martins, Gestor de Difusão e Ensino do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP)

Sobre o evento:

Público alvo? O evento é inicialmente direcionado para professores(as) (PEB I e II), estendendo-se também a educadores(as), pesquisadores(as) e público interessado na temática.

Quando? Realizado no dia 09 de setembro das 17h30 às 19h00

Inscrição? A participação é gratuita. Inscreva-se para ser alertado sobre o evento: https://forms.gle/9vMDrVt2bFmXxnn3A

Onde? O evento será transmitido pelo Canal do Youtube do  Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CEPID-CRID), neste link: https://www.youtube.com/user/cepidcridfmrp

Certificado? Serão emitidos certificados para a oficina, mediante envio de atividade prática, a ser descrita durante o evento.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email: crid@fmrp.usp.br    

*O que é O Mistério do Sr. Gratus? 

O Mistério do Sr. Gratus é um jogo educacional desenvolvido pelo CRID, em parceria com a  StoryMax e Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.  O gamebook digital contempla um ambiente interativo no qual o leitor-jogador assume a posição de tomada de decisão, podendo construir diferentes narrativas para a história. O jogo retrata o Sr. Gratus como um viajante do tempo cuja missão é alertar a humanidade sobre os efeitos sistêmicos da ação humana sobre o planeta terra. 

O viajante é a própria mensagem: uma figura humanóide adaptada a viver em um mundo totalmente modificado pelo aquecimento global. O jogo é uma metafóra para letramento sobre ecologia e inflamação: a ação antrópica é retratada como um processo inflamatório que desencadeia uma reposta sistêmica da biosfera.

O Mistério do Sr. Gratus pode ser baixado gratuitamente aqui: 

Google Play  - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.storymax.gratus&hl=en&gl=US
App Store - https://apps.apple.com/tr/app/o-mist%C3%A9rio-do-sr-gratus/id1424578686
 

Assine nossa newsletter