10/11/2023

Palestra: 13/11

P A L E S T R A

“Metagenômica como ferramenta diagnóstica”

PROF. DR. ANTONIO MAURO REZENDE

Instituto René Rachou – Fiocruz/Minas

SEGUNDA-FEIRA 13/11/2023 às 16:00 hs

Local: “Anfiteatro Pedreira de Freitas” - Prédio Central – FMRP

Informações Adicionais:

Tecnologista em Saúde Pública vinculado ao Departamento de Microbiologia e ao Núcleo de Bioinformática do Instituto Aggeu Magalhães - FIOCRUZ - IAM. Doutor em Bioinformática pelo Programa de Doutorado em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Pesquisa René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Tem experiência na área de Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados de sequenciamento (genômica, transcriptômica e metagenômica) utilizando plataformas Illumina e Nanopore e análises de dados de rede de interação de proteínas.

Líder do grupo de pesquisa Genômica de Patógenos e Vetores (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6234554509521483) do CNPq, e é docente membro permanente (orientador) do Programa de Pós Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde (conceito CAPES 5) vinculado ao Instituto Aggeu Magalhães.

Atualmente se encontra como pesquisador visitante na Unidade de Virologia do Departamento de Ciências Clínicas do Instituto de Medicina Tropical da Bélgica. (Texto informado pelo autor).

A palestra é parte das atividades da Disciplina RIM-5715 “Estratégias de Investigação em Imunologia Aplicada”. A palestra é aberta ao público interessado, sem necessidade de inscrição prévia.