13/02/2019

DIA: 19/02/2019 (terça-feira)

LOCAL: Pedreira de Freitas – Prédio Central – FMRP

HORÁRIO: 16h00

Prof. Salvador Moncada é um dos mais importantes cientistas do mundo que realizou trabalhos inovadores que permitiram a  descoberta e desenvolvimento de vários novos medicamentos. Suas descobertas despertaram enorme interesse no mundo científico e, por conseguinte o Prof. Moncada foi um dos cientistas mais citados do mundo nos anos 90. Ele nasceu em Honduras e, após concluir seus estudos médicos e obter o doutoramento, tornou-se Diretor de Pesquisa dos Laboratórios Wellcome Research, Inglaterra. Enquanto esteve  no cargo iniciou várias investigações com objetivo de tratar várias doenças e, o mais importante, liderou a equipe de pesquisa que trabalhava com prostaglandinas. Mais tarde, fundou o UCL Wolfson Institute na University College London e atuou como diretor por mais de uma década. Atualmente o Prof. Moncada é Diretor do Centro de Pesquisa em Cancer da Universidade de Manchester, Inglaterra. Sua pesquisa concentrou em inflamação, biologia vascular, regulação da proliferação celular e imunometabolismo. Prof. Moncada possui vários graus honorários de universidades de prestígio em todo o mundo. Ele  detém várias patentes relacionadas a diferentes drogas, sendo autor de mais de 600 publicações científicas as quais receberam mais de 120.000 citações.