01/11/2023

Palestra - “NETs como possível alvo terapêutico para tratamento de doenças inflamatórias infecciosas:  Sepse e COVID-19”

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA

P A L E S T R A

PROF. DR. FERNANDO DE QUEIROZ CUNHA

Departamento de Farmacologia – FMRP/USP

SEGUNDA-FEIRA 06/11/2023 às 16:00 hs

Local: “Anfiteatro José O de Almeida” Imunologia - Prédio Central – FMRP

Informações Adicionais: Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP (FMRP-USP). Tem experiência na área de Imuno-farmacologia, com ênfase em Doenças Inflamatórias, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse, artrite reumatoide, mecanismos envolvidos em lesões tissulares, migração de leucócitos, resposta imune inata e citocinas. Membro das seguintes Academias de Ciência: Academia Mundial de Ciências (TWAS), Academia Brasileira de Ciência (ABC), Academia de Ciência do Estado de São Paulo, Academia de Ciências de Ribeirão Preto (ACieRP). É membro, também, das seguintes Sociedades: da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade de Biologia Leucocitária dos Estados Unidos (SLB, na sigla em inglês). Atualmente é coordenador do CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CEPID-FAPESP). Foi coordenador do Instituto de Estudos Avançados USP - Polo de Ribeirão Preto. Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Financiadora de Estudos e Projetos, e CAPES. Representante titular da USP no Conselho do Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Publicou mais de 600 artigos científicos em revistas de circulação internacional, que receberam mais 30.000 citações, tendo índice H de 86 (Scopus).  A palestra é parte das atividades da Disciplina RIM-5715 “Estratégias de Investigação em Imunologia Aplicada”. A palestra é aberta ao público interessado, sem necessidade de inscrição prévia.